10 Perguntas sobre a Biomassa

Fala, Energista!

Hoje vou te mostrar um pouco mais sobre Biomassa, que é, nada mais nada menos, que a 3ª fonte de energia mais usada no Brasil. E vou te responder as 10 maiores perguntas deste tipo de energia, desvendando os mitos e as verdades sobre a biomassa.

Antes de qualquer coisa, tire da sua cabeça a ideia de que biomassa é algo muito novo ou mega tecnológico. Pode se dizer que só descobrimos a tecnologia por causa dela. Há muitos anos atrás, nossos ancestrais com um simples pedaço de madeira, começaram a fazer fogo. Dele veio luz, calor…

Calor este que não só protegia do frio, mas como também para modelagem de metais e armas. Ou seja, por muitos anos ela não só garantiu a sobrevivência da humanidade, como também permitiu que o homem desse saltos enormes na evolução.

Mas vamos lá 10 perguntas sobre a biomassa?

1- O QUE É?

De ante mão Biomassa é todo recurso renovável proveniente de matéria orgânica, seja ela de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia. Como a madeira, cana-de-açúcar, gases provenientes de aterros e esgotos (biogás), óleos vegetais (biodiesel), açúcar (etanol) e muitos outros.

Então, qualquer matéria orgânica que possa ser transformado em energia mecânica, térmica ou elétrica é classificado como biomassa!

Nas imagens abaixo podemos ver algumas das diversas maneiras de como ela pode se apresentar:

Biomassa madeira
Biomassa cana de açúcar

Fonte: Madeira/Cana-de-açúcar/Etanol

Essa definição também responde uma das dúvidas mais frequentes sobre este tipo de energia que é:

2 - A BIOMASSA PODE SER SÓLIDA, LÍQUIDA OU GASOSA?

Todavia, como acabei de te mostrar, ela independe do estado físico. Logo, essa resposta é sim! Vou deixar aqui mais alguns exemplos de biomassa que são bastante utilizados na geração de energia:

MATÉRIAS PRIMAS - BIOMASSA ENERGÉTICA

Outra coisa que gera muita confusão (e com razão), é:

3 - A BIOMASSA É UMA FONTE DE ENERGIA PRIMÁRIA?

Bom, a biomassa em si (a matéria prima) é sim considerada uma fonte primária. No entanto, seus derivados como o etanol e biodiesel são fontes secundárias, pois sofrem algum tipo de alteração antes de chegarem a seu estado final de consumo.

Se esses dois conceitos não estão muito claros, dá uma olhada nesse post muito interessante sobre os diferentes tipos de fontes de energia.

Sei que você deve estar pensando agora:

4 - A QUEIMA DA BIOMASSA PREJUDICA O MEIO AMBIENTE?

Primeiramente a queima da biomassa, de fato, gera CO2. Mas não, não prejudica o meio ambiente e nem é suja. Mas por que isso acontece?

Como são renováveis e orgânicos, todo o CO2 que produzem durante seu ciclo de vida é consumido pelas plantas através da fotossíntese. Deixando assim, o balanço de emissões nulo.

Assim, a queima de biomassa só se torna prejudicial quando não há um planejamento por trás, gerando, por exemplo, grandes desmatamentos.

5 – A BIOMASSA VEM DA ENERGIA SOLAR?

Uma outra curiosidade interessante é que, assim como outras fontes de energias renováveis, a biomassa é uma forma indireta de energia solar.

Pensa comigo, a base dos processos biológicos de todos os seres vivos é a fotossíntese, que só acontece porque a energia solar é convertida em energia química, entendeu? Se liga no esquema abaixo, vai te ajudar a visualizar.

Transformação da biomassa pelo Sol

Então pera aí, quer dizer que:

6 - A BIOMASSA É SEMPRE QUEIMADA PARA APROVEITAMENTO ENERGÉTICO?

Não! Esse é outro mito muito famoso, porque falando de energia elétrica, a maior parte da geração vem mesmo da queima dela. Mas a biomassa nos dá muitas outras formas de energia a partir de outros processos como fermentação, digestão anaeróbia, pirólise, liquefação, transesterificação, etc.

Uma das maiores vantagens da biomassa é que quase sempre podemos gerar dois ou mais energéticos a partir de um só processo de geração de energia.

Por exemplo a cana-de-açúcar, além de gerar energia através da queima do seu bagaço, também nos dá ao mesmo tempo outros dois produtos, açúcar e álcool. O esquema abaixo demonstra de maneira bem simples como isso acontece:

7 – COMO SE GERA ENERGIA ELÉTRICA?

O exemplo mostrado na figura anterior representa um dos processos mais comuns, que é o ciclo a vapor com turbinas de contrapressão.

O princípio básico de funcionamento dele é o seguinte:

Primeiro converte-se converte a matéria-prima em um produto intermediário, que será utilizado em uma máquina motriz. Essa máquina vai produzir energia mecânica, acionando o gerador de energia elétrica.

Neste processo especificamente, a biomassa é queimada em caldeiras, aquecendo água e gerando uma grande quantidade de vapor. Este vapor aciona as turbinas, que geram energia mecânica.

A partir daí funciona como na geração eólica, o movimento das turbinas aciona o gerador que a transforma em energia elétrica.

Além disso, o vapor que seria liberado na atmosfera ainda pode ser limpo, através de um processo de precipitação eletrostática – partículas poluentes são eletrostaticamente carregadas (ionização), sendo então atraídas por placas carregadas positivamente.

Um detalhe bem legal é que o Brasil conta com diversos produtores nacionais da maior parte dos equipamentos utilizados no processo.

Aliás existem outros ciclos de produção, como o ciclo a vapor com turbinas de condensação e extração e ciclo combinado integrado à gaseificação da biomassa, que não são tão comuns por terem altos custos e/ou dificuldade de acesso ao material necessário.

O processo por condensação é bem semelhante ao de compressão. A diferença é que esta consiste na condensação total ou parcial do vapor ao final da realização do trabalho na turbina para atender às atividades mecânicas ou térmicas do processo produtivo. Confere aqui:

1

Fonte: Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Prof. Me. Marco Antonio F. Finocchio

Resumidamente, a gaseificação da biomassa é a conversão de combustível (líquido ou sólido) em gás energético por meio da oxidação parcial em temperatura elevada. A imagem a seguir vai te ajudar a entender melhor.

2

Fonte: COPPE UFRJ/Bettina Susanne Hoffmann

Bom, eu sei que desse jeito parece que vamos acabar com todas as florestas do mundo em um ano… Então:

8 – A BIOMASSA NO BRASIL VAI ACABAR?

A resposta para essa pergunta é não. Nosso planeta infelizmente já é meio desprovido de grandes florestas, realmente. Mas apesar disso, existem várias maneiras de contornar o desmatamento.

Uma delas é a floresta energética, que são florestas cultivadas exclusivamente com a finalidade de produzir lenha, e ao desmata-lá, as replantamos. Desse jeito, nosso saldo desmatado fica zero 🙂

9 – QUANTO TEM DE GERAÇÃO DE ENERGIA POR BIOMASSA NO BRASIL?

Veja só alguns números importantes.

Sabemos que o Brasil está bem a frente do resto do mundo quando o assunto é ser renovável. Mas em relação a biomassa? Claro que não poderia ser diferente!

Já em relação ao consumo final, 10,9% é proveniente do Bagaço de cana e 6,9% da Lenha. Só isso já totaliza 17,8% de biomassa, enquanto a média mundial de participação desta fonte no consumo final é de apenas 14%.

Fonte: Ministério de Minas e Energia – 2020

Já em relação ao consumo final, 10,9% é proveniente do Bagaço de cana e 6,9% da Lenha. Só isso já totaliza 17,8% de biomassa, enquanto a média mundial de participação desta fonte no consumo final é de apenas 14%.

Fonte: Ministério de Minas e Energia – 2020

10 – QUAIS AS FONTES PARA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL?

Analisando nossa matriz elétrica, podemos observar a variedade de biomassa presente no Brasil e quais os tipos são mais utilizados.

De fato, o bagaço domina atualmente o mercado nacional, mas outras fontes estão em constante crescimento e aumentando anualmente seu percentual de geração.

Vamos dar uma olhada nessa tabela da ANEEL:

Biomassa geração hoje

Fonte: Matriz por Origem de Combustível/SIGA ANEEL

Por hoje é isso! Ficou alguma dúvida? Manda mensagem pra nós!
Compartilha esse post com que precisa saber dessas informações e até a próxima 😉

E se você se interessou por esse post, dá uma olhada nesses aqui, você com certeza vai curtir!
– Desmistificando as Fontes de Energia
– História da Energia Eólica
– Tudo que você precisa saber sobre o vento

E se você quer se tornar um Expert na área de Energias Renováveis, junte-se a nós na Comunidade Energês.

5 Comentários

  1. josé claudio

    excelente ver a produção, de como é importante a can-de-açucar, e o quanto é rico na proporção da criação da energia.

    • joi

      Olá Lídia, obrigada pelo feedback!! Adorei a expressão linguagem universal, vou copiar de ti haha. Conta conosco sempre!

  2. Eva

    Boa tarde , estou em um projeto da construção de uma Usina da Biomassa , eu gostaria se éu trabalhando só com lixo do aterro Sanitário pode ter boa energia .
    Obrigado .
    Eva

    • joi

      Olá Eva. Acredito que sua pergunta se refere à uma usina de incineração do lixo do aterro sanitário. Neste caso, para ter uma boa geração de energia, você deve considerar quais são os tipos de resíduos deste aterro, pois cada tipo de resíduo tem um poder calorífico diferente. O mais indicado é fazer uma pesquisa e uma caracterização do lixo deste aterro em estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).