Quando se fala em energia solar você só pensa nas ‘placas’ no telhado não é mesmo?
Aposto que você não sabia que o sol pode gerar energia de muitas formas diferentes e que os sistemas podem variar de acordo com a modalidade regulatória ou de acordo com o porte do sistema em que são enquadrados.
Vamos aumentar seu leque de conhecimento em ENERGIA SOLAR?
Elenquei 6 tipos de sistemas diferentes dessa fonte e trouxe aqui pra você. Através da conversão direta do sol podemos ter sistemas por:
– Aquecimento Solar
– Usina Heliotérmica
– Geração Distribuída
– Sistema Off Grid
– Sistema Híbrido e
– Usina Solar Fotovoltaica.
Nem todas existem no Brasil ainda, mas surgem como opções viáveis, em alguns países.Então prossiga com a leitura do artigo e veja as possibilidades!
Aquecimento térmico solar (ou aquecimento de água)
Esse é o mais antigo, idealizado no Brasil lá pelos anos 70 e 80…
O sistema de aquecimento solar é composto de duas partes:
- Os coletores solares, que podem ser placas ou tubos a vácuo;
- O reservatório térmico, chamado de Boiler.
Absorver o calor solar é papel das placas ou dos tubos, esse calor é captado e aquece a água que está circulando nos coletores.
Após ser aquecida a água vai para o Boiler, que é um reservatório isolado termicamente.
Sua função é armazenar a água sempre quente e disponibilizar para o uso através de tubulações.
Isso faz do aquecimento solar uma prática bastante econômica e ecológica.
OBS.: Os tubos a vácuo são mais eficientes que as placas, mas podemos falar mais sobre isso em outro post, inclusive como podemos dimensionar esses equipamentos.
Usina Heliotérmica
A usina heliotérmica se trata de um sistema de aquecimento de algum fluido com uso dos raios de sol, para posterior geração de energia elétrica.
Nesse processo, refletores/espelhos são utilizados para lançar a luz em um único ponto, onde se encontra um receptor.
Essa grande quantidade de calor aquece o fluido (sais ou água), o vapor gerado move uma turbina, esta movimenta um gerador e então a energia elétrica é gerada.
Trata-se de um processo de captação do sol para > aquecer a água e > transformar vapor em energia mecânica e após > energia elétrica.
Diferente de outras aplicações, a usina heliotérmica pode estocar a energia solar como calor, guardando o excedente de energia em um reservatório térmico à parte.
Existem vários tipos de usinas heliotérmicas:
- Fresnel;
- Placas Planas;
- Calhas Parabólicas;
- Disco Parabólico e
- Torre Solar.
Esse tipo de configuração torna o Brasil cenário ideal para aplicação dessa tecnologia, principalmente no Nordeste e Centro-Oeste.
Inclusive, poderia desenvolver regiões áridas, já que seu funcionamento se encaixaria perfeitamente nelas. O maior empecilho é que na comparação com outras fontes esta se torna inviável.
Compensação na Rede (Geração Distribuída ON GRID)
A geração distribuída se caracteriza pela instalação de geradores de pequeno porte, para descontar a energia gerada como crédito em faturas cadastradas.
Essas fontes geralmente se localizam próximas aos centros de consumo de energia elétrica, evitando perdas na distribuição.
Podem ser:
– Microgeração (até 75 kW) ou
– Minigeração (>75 até 5000 kW).
Elas são conectadas na rede elétrica da concessionária. Quando é produzido energia excedente, ela é enviada para rede, que redireciona para unidades consumidoras que necessitam.
E o mais legal é que neste sistema você pode gerar energia de várias formas: no próprio local, em um local para compensar em outro da mesma titularidade, se unir com pessoas e montar uma cooperativa ou consórcio ou se reunir com seu condomínio, por exemplo.
Confira aqui mais informações sobre as modalidades de compensação de energia.
Sistema OFF GRID
Sistemas de energia solar fotovoltaica têm se tornado populares pela simplicidade em captar luz do sol e converter em eletricidade. Podendo ser utilizado em escala maior (setor comercial) ou menor (residencial), portanto devemos falar aqui do sistema off grid.
O off grid se trata de um sistema não conectado à rede elétrica, sendo então autossuficiente através do uso de baterias.
Ele é composto de três blocos:Gerador (módulos, cabos, suporte), Condicionador de potência (inversores e controladores) e Armazenamento (baterias).
O funcionamento é parecido com o on grid, mas o excedente produzido não é enviado para rede elétrica, mas sim para o armazenamento no próprio sistema.
Por isso, Sistema off grid requer um planejamento sobre o uso e de clima local antes da instalação.
Deve se avaliar autonomia desejada, tipos das baterias e real necessidade do sistema, pois a qualidade da energia pode deixar a desejar.
Sistema Híbrido
Imagine ter mais de uma fonte de energia. Imaginou?
Essa é a ideia do sistema solar híbrido, em que, neste caso, há uso de energia solar ao mesmo tempo que outra fonte, podem ser sistemas off grid.
O sistema híbrido traz complementariedade e pode gerar independência energética do usuário, quando um não está funcionando o outro pode estar, mas ainda é interessante ter a segurança da concessionária.
Uma forma que provavelmente será muito comum com a popularização das baterias será o sistema híbrido composto por 2 tipos de sistemas solares fotovoltaicos: conectado a rede e off grid.
Assim o armazenamento de energia ocorre quando não há consumo e a energia pode ser injetada na rede no horário de ponta (maior valor da tarifa).
Geração Centralizada - Usina Solar Fotovoltaica
Imagine parques gigantes, com milhares de hectares, preenchidos por módulos fotovoltaicos.
Pois isso é uma usina solar! Diferente do sistema instalado em residências e indústrias, esse fornece energia em alta-tensão para comercialização, não focando em autoconsumo (com ressalvas).
Assim, a energia solar convertida é vendida para consumidores ou distribuidoras, através do mercado livre ou leilões de energia.
Além disso, seus módulos são construídos de forma fixa no solo ou podem funcionar também com trackers, que são sistemas que acompanham o movimento do sol.
Usina solar é uma alternativa para o sistema de produção elétrica padrão centralizada, porém ainda existem usinas de até 5 MW, que compensam energia na geração distribuída, através de cooperativas ou consórcios. Confira aqui a lista de usinas solares no Brasil.
Calma, ainda não acabou! Tem presente pra você. Aqui, além de falar Energês a gente SIMPLIFICA tudo.
PREENCHA SEU E-MAIL ABAIXO, e receba um INFOGRÁFICO, com o RESUMO de tudo que você viu aqui.
Abraços e até a próxima.
Joi e equipe Energês
É muito importante obter conhecimento!!!
Obrigada Alírio!
Quando você diz que em comparação a outras outras fontes a Usina Heliotérmica se torna inviável, inviável técnica ou economicamente?
Olá Mariana, o investimento ainda é alto comparado à outras formas de geração.
Achei ótima a iniciativa de informar que não existe apenas um tipo de tecnologia, mas eu discordo quando você se refere que Off Grid e GD são tipos de tecnolgia solar. Ambas são formas de utilização, mas não são tipos de tecnologia, já que poderia, por exemplo, utilizar energia fotovoltaica como Off Grid ou GD.
Oi Rafael! Obrigada! Mas em nenhum momento eu falei tipos de tecnologias e sim tipos de sistemas 🙂
Olá, uma fazenda solar se encaixa na Geração centralizada? E vocês também trabalham com fazendas solares? Tenho interesse em entrar nesse mercado.
Olá Bianca, pode ser centralizada ou pode ser na modalidade de geração distribuída, quando forem enquadradas na modalidade de geração distribuída (até 5 MW). Em resposta ao questionamento se trabalhamos com isso, depende do seu intuito com o mercado de fazendas solares, mas como nós apresentamos uma linguagem simples sobre todo o mercado de energia, nos posts futuros o assunto será abordado, então convido você a continuar nos acompanhando!
Pingback:HISTÓRIA DA ENERGIA SOLAR
Ola! Muito bacana e enriquecedor esse conteúdo quanto mais esclarecimentos,melhor! gratidão
Loiva muito obrigada! Que sua busca por conhecimento seja memorável!