É certo que todo mundo tem de lidar com contas e valores acumulados podem pesar no bolso. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam economizar energia para aliviar a renda do mês.
Não se trata de uma super tecnologia, mas de pequenas práticas alinhadas com o conhecimento adequado. Utilizando de forma responsável esse recurso, você tem um uso bem mais compensado.
De certa forma, podem ser chamados de truques. A fim de saber mais sobre esses truques que te ajudam a economizar? Então é hora de conhecer o energês, a linguagem da energia!
ECONOMIZAR ENERGIA: Truques Que Ajudam Seu Bolso
Pode ficar tranquilo que apesar de serem “truques”, não há nada de mirabolante. Na verdade, trata-se de usar da energia de forma consciente e realmente condizente com sua necessidade dela.
Veja agora algumas dicas que podem te ajudar a economizar energia!
1. FAÇA A SUA CASA MAIS ILUMINADA
Não, não é para comprar mais lâmpadas. Trata-se de utilizar da estrutura da casa a seu favor para amplificar a luz natural, como no caso de apostar em cores claras. Paredes com essas cores ou até mesmo azulejos brancos ajudam na reflexão da luz.
Também é uma ótima economia abrir mais sua casa para a luz natural, instalando muitas janelas nela. Melhor forma de economizar energia é utilizar a luz do dia em seu benefício.
2. UTILIZE LÂMPADAS EFICIENTES
Agora sim estamos falando delas! Você já deve saber que há lâmpadas não muito eficientes no gasto de luz, por mais baratas que sejam. Caso da incandescente, em que 5 a 10% da energia é para acendê-la, o resto vira calor e se dissipa no ambiente.
Por isso, as fluorescentes são mais eficientes e econômicas para sua casa, apesar de terem um preço maior, e são muito mais duráveis. As de LED são ainda melhores, mas seu preço é um pouco mais elevado.o.
3. TRATE BEM O AR-CONDICIONADO
É necessário que você garanta a melhor eficiência para seu aparelho ar-condicionado, seguindo alguns cuidados básicos. Não tapar sua saída de ar e proteger a parte externa dele da incidência de raios solares (sem cobrir) são algumas dicas para quem tem.
Esses truques ajudam a economizar energia e, de quebra, garantem uma temperatura ambiente agradável bem mais rápi
4. SEJA AMIGO DA SUA GELADEIRA
Não se faz necessário dizer o básico que é não deixar a porta da geladeira aberta, certo? No entanto, a dica não para aí, pois você não deve também forrar as prateleiras, já que isso dificulta a movimentação de ar lá dentro. É claro que isso traz mais gasto de energia.
Por fim, não coloque nenhum pano para secar atrás. A função da geladeira não é essa e dificulta ainda mais seu trabalho, o que traz gasto desnecessário de energia.
5. APARELHOS FORA DA TOMADA
Para quem achava que era mito, um prêmio para quem preferiu não arriscar. Muitos aparelhos continuam em stand-by após término do uso, mantendo sensores e relógios em funcionamento, caso de: climatizadores de ar, TVs, DVDs, micro-ondas…
Até mesmo seu carregador de celular entra na conta. Tire da tomada enquanto não estiver usando e evite até que eles queimem em caso de queda de energia.
6. EVITANDO O HORÁRIO DE PICO
Existem horários (18h às 21h) que mais aparelhos são ligados ao mesmo tempo, o que causa sobrecarga na rede elétrica. Essa sobrecarga pode acarretar em desperdício de energia e um valor maior da conta no fim do mês.
Claro que é difícil para muitos utilizar os aparelhos fora desse intervalo de tempo, mas tentar evitar já faz uma bela diferença na conta.
7. BUSQUE OS DIMMERS
Voltando à eficiência das lâmpadas, que tal controlar a intensidade de luz delas? Pois essa é a função do dimmer, que permite aumentar, de forma gradual, a iluminação do ambiente a seu agrado.
Em muitos casos, você acaba utilizando mais luz do que o necessário e o dimmer acaba controlando isso, o que traz economia na conta. Isso é apenas o entendimento da linguagem da energia!
8. DESLIGUE AS LUZES AO SAIR
Uma dica bem simples para encerrar: apenas apague a luz. Ao sair de um cômodo sabendo que não vai voltar, ou que vai demorar, aperte o interruptor e sinta a economia no seu bolso.
Pode parecer um truque banal, mas para alguns ainda se faz necessário alertar. Muitas vezes economizar energia se trata de atentar para o simples!
Truques simples não é mesmo? Agora vá para a ação.
Readeque seus horários, troque os equipamentos necessários, mas eduque seu cérebro para que essas mudanças sejam feitas diariamente.
Joi e equipe.
Para conhecer outras práticas de eficiência energética, faça parte da Comunidade Energês.