Acúmulo de Créditos na Unidade Geradora

O acúmulo de créditos em uma Unidade Consumidora (UC) geradora frequentemente gera dúvidas.

Neste artigo, exploraremos as principais razões por trás dessa especificidade e como resolver.

O acúmulo de créditos na UC geradora pode ter três motivos distintos. 

Sendo assim,  é fundamental compreender cada um deles para garantir o correto funcionamento do sistema de compensação de energia (SCEE).

Investigaremos esses motivos e as medidas a serem adotadas para evitar ou solucionar o problema.

Motivo 1: Destinação dos excedentes de energia na própria UC geradora

A empresa que homologou o sistema atribuiu erroneamente um percentual de destinação dos excedentes de energia à própria UC geradora, o que, em geral, não deve ocorrer.

Isso porque, a compensação ocorre primeiramente na UC geradora e, em seguida, o excedente é destinado às UCs beneficiárias.

Assim, se você designar um percentual para a geradora, a compensação acontece antes nela e o percentual destinado (excedente) ficará acumulado.

Se a UC geradora não consome mais energia do que gera ao longo de vários meses, esses créditos se acumulam.

Motivo 2: Demora da distribuidora em iniciar a compensação

A demora da distribuidora em iniciar a compensação pode ser o segundo motivo do acúmulo de créditos na UC geradora

Já presenciei vários casos que a distribuidora não iniciou a compensação no primeiro ciclo de faturamento, alegando que a lista de rateio deveria ser enviada após 30 ou 60 dias do início da operação da usina, o que não é correto.

Já que a lista de rateio deve ser submetida junto com toda a documentação no momento da Solicitação de Orçamento de Conexão, conforme estabelecido no formulário padrão da ANEEL.

Se for solicitada alguma alteração na lista após a protocolização, a distribuidora deverá iniciar a nova distribuição da compensação no ciclo de faturamento seguinte ao envio da lista.

Motivo 3: Acúmulo do custo de disponibilidade por parte da distribuidora

O terceiro motivo pode ser a acumulação mensal do custo de disponibilidade na UC geradora por parte da distribuidora, o que também é um erro da concessionária de energia.

O custo de disponibilidade deve ser abatido todos os meses, antes da compensação de energia, na própria UC.

Nesse caso, é possível recorrer à ouvidoria da própria distribuidora ou até mesmo à ANEEL para solicitar a destinação correta desses créditos acumulados.  

O que fazer com o crédito que está acumulado?

Uma vez destinados e alocados na UC, os créditos não podem ser transferidos, a menos que ocorra o encerramento da UC ou uma troca de titularidade.

Nesses casos, os créditos serão transferidos para outra UC do mesmo titular, e o novo titular assumirá os créditos futuros.

Espero que todas as dúvidas sobre esse assunto tenham sido esclarecidas. Se você ainda tiver alguma pergunta, não hesite em comentar.

Gostou desse conteúdo e deseja ampliar as possibilidades de atuação na Geração Distribuída? Clique no botão abaixo e participe do curso completo sobre as Novas Regras da Micro e Minigeração distribuída, com PLANILHA EXCLUSIVA para análise do novo modelo de compensação.

Até breve!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).