Quem são os Agentes da CCEE e do Mercado Livre de Energia

Para o bom funcionamento do setor existem empresas que atuam atreladas ao mercado de energia, são chamadas de Agentes da CCEE.

São agentes da CCEE as empresas que atuam no setor de energia elétrica nas áreas de geração, distribuição, comercialização e consumo (apenas consumidores livres e consumidores especiais).

Ao se tornar agente na CCEE, a empresa deve comercializar energia de acordo com as regras vigentes no mercado, seja participando dos leilões no Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Seja no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com a liquidação das diferenças (sobras e déficits) no Mercado de Curto Prazo.

Aliás a adesão à CCEE é obrigatória para as empresas que geram ou comercializam energia acima de determinado montante. Para alguns agentes, a participação é facultativa, essa participação foi definida na Convenção de Comercialização de Energia Elétrica, instituída pela Aneel em 2004.

Antes de tudo, vou te explicar, que os agentes da CCEE estão divididos em:

  • Geradores;
  • Distribuidores;
  • Comercializadores e
  • Consumidores livres e especiais.

Dessa forma, os agentes são as peças fundamentais desse ambiente. Bora entender as características e principais diferenças entre cada um deles!?

Geradores

A geração de energia é o início de todo o processo, as usinas desempenham o papel de fornecer energia através das diversas fontes, a partir desta fonte (seja renovável ou não) utilizam-se equipamentos para convertê-la em energia elétrica.

As usinas estão espalhadas por todo o país e têm tamanhos variados. A fonte mais predominante no Brasil é a hídrica, mas a inserção das novas renováveis, como eólica e solar está cada vez maior.

Os geradores de energia, são classificados em: Concessionários de Serviço Público de Geração, Produtor Independente de Energia Elétrica e Autoprodutor.

Estes agentes podem vender energia tanto no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) como no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

As usinas existentes no Brasil são classificadas assim:

– CGHs: Centrais Geradoras Hidrelétricas
Utilizam a energia hidráulica (dos rios); Potência de até 5 MW.

– PCHs: Pequenas Centrais Hidrelétricas
Utilizam a energia hidráulica (dos rios); Potência de 5 até 30 MW.

– UHEs: Usinas Hidrelétricas
Utilizam a energia hidráulica (dos rios); Potência acima de 30 MW.

– EOLs: Usinas Eólicas
Utilizam a força dos ventos.

– UFVs: Usinas Fotovoltaicas
Utilizam a energia recebida diretamente do Sol.

– UTEs: Usinas Termelétricas
Utilizam a energia da combustão de combustível fóssil ou biomassa.

– UTNs: Usinas Termonucleares
Utilizam a energia térmica liberada em reações nucleares.

– CGU: Central Geradora Undi-elétrica
Há uma única (e pequena) no Brasil que utiliza a energia obtida pela cinética das ondas do mar, que no momento encontra-se desativada.

Confira a participação e potência dessas fontes na Matriz Elétrica Brasileira, segundo o banco de informações da ANEEL:

potência aneel 2021

Fonte: Aneel, 2021.

Distribuição

A conexão e atendimento ao consumidor, qualquer que seja o seu porte, são realizados pelas distribuidoras de energia elétrica, que são um elo na cadeia.

Tal qual, essas redes são compostas por um extenso conjunto de equipamentos elétricos, tais como postes, cabos, transformadores, alimentadores, sistemas de proteção e controle, entre outros.

As distribuidoras são as responsáveis por todos esses equipamentos, sua operação, manutenção, ampliação e reparos.

O mercado de distribuição de energia elétrica no Brasil é realizado por concessionárias, permissionárias e designada. Atualmente segundo a Aneel (2021), temos 52 Concessionárias, 52 Permissionárias e 1 Designada, totalizando 105 agentes, entre públicos, privados e de economia mista, atuando no mercado de distribuição.

No atual modelo, todos os distribuidores têm participação obrigatória no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), celebrando contratos de energia com preços resultantes de leilões.

Para conhecer as distribuidoras de cada região do país, a ANEEL possui um mapa interativo. Para ver, acesse AQUI.

Comercialização

A comercialização de energia é um elo na cadeia, entre geradores e consumidores. Os consumidores livres e especiais podem escolher livremente seus fornecedores, dados as devidas limitações.

Os compradores e vendedores negociam entre si as condições de contratação de energia. E quais condições são negociadas? Preço da energia, prazo do contrato, tipo de energia e demais aspectos contratuais.

Cabe aos comercializadores atuar reduzindo os chamados custos de transação, fazendo o encontro eficiente entre geradores e consumidores.

compre e venda de energia

De ante mão, todos os contratos são registrados na CCEE e ao final de cada mês é realizada uma liquidação para acertar as faltas e sobras de energia.

Em janeiro de 2021 existiam, 402 comercializadores e 27 Comercializadores Varejistas, que não necessitam que o consumidor esteja cadastrado na CCEE.

Atualmente, 85% da energia consumida pelas indústrias do País é adquirida no mercado livre de energia.

Consumo

Os consumidores livres e especiais também são agentes da CCEE. Existem 8.745 consumidores cadastrados na CCEE, os quais são divididos em livres e especiais.

– Consumidores Livres: Devem possuir, no mínimo, 1.500 kW de demanda contratada para poder contratar energia proveniente de qualquer fonte de geração. 

Consumidores Especiais: Possuem demanda contratada igual ou maior que 500 kW e menor que 1.500 kW. Esses consumidores podem contratar energia proveniente de usinas eólicas, solares, a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50 MW.

Situação Atual

A CCEE terminou janeiro de 2021 com 10.897 agentes, sendo que 80% destes associados são consumidores: 7.686 especiais e 1.049 livres.

Na geração de energia, há 1.591 produtores independentes, 77 autoprodutores e 42 geradores a título de serviço público. Por fim, há 402 comercializadoras e 50 distribuidoras associadas.

agentes da ccee

E se você quer se aprofundar mais e se tornar um expert da área. Faça parte do curso de Mercado de Energia.

Até breve.
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).