Por Que ter Energia Solar é a Melhor Escolha?

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e abundante.

Ela é obtida através da conversão da luz solar em energia elétrica e fornece inúmeros benefícios para o meio ambiente e para as pessoas.

Quer saber como a energia solar pode ajudar você e o planeta? Leia esse artigo até o final.

Benefícios financeiros

De modo geral, a energia elétrica é gerada em grandes usinas e percorre um longo caminho, começando na geração de energia e utilizando toda a infraestrutura de transmissão e distribuição, até chegar na sua UC (unidade consumidora) que pode ser sua residência, indústria ou comércio.

Transporte da Energia Elétrica

Assim, para manter toda essa estrutura, existe um alto custo envolvido, que remunera todos os participantes (geração, transmissão e distribuição). Por isso, ao comprar energia da distribuidora, você paga por:

  • Energia (Usinas geradoras);

  • Transporte da Energia (transmissão e distribuição);

  • Perdas (técnicas e não técnicas como furtos);

  • Subsídios e Encargos; e

  • Impostos federais e estaduais.

Esses itens se dividem da seguinte forma:

Agora, quando você gera sua própria energia você consegue abater a grande maioria desses custos.

Vamos analisar dois cenários:

Cenário 1: Gerando energia e injetando na rede de distribuição

Se você usar a rede da distribuidora para injetar e compensar energia, você pagará o Fio B e pode pagar alguns impostos (a depender de cada estado) (GD II).

Assim, você pagará, dentre todas as componentes, apenas o Fio B, impostos e, a depender do caso, a taxa mínima

Obs.:Todos os meses você deve remunerar a distribuidora no mínimo por um valor igual ao custo de disponibilidade ou taxa mínima -> pelo fato da rede estar disponível para utilização do consumidor.

Cenário 2: Gerando energia sem injetar na rede de distribuição

Se a energia for gerada e consumida simultaneamente você abate TODOS os custos envolvidos na tarifa.

Ou seja, você pode deixar de pagar toda tarifa (apenas pagando o custo de disponibilidade ou taxa mínima).

Obs.: Todos os meses você deve remunerar a distribuidora no mínimo por um valor igual ao custo de disponibilidade ou taxa mínima -> pelo fato da rede estar disponível para utilização do consumidor.

Com isso, ao gerar sua própria energia, você economiza na conta de energia, pois não precisa comprar energia diretamente com a sua concessionária.

Outros Benefícios da Energia Solar

Com a energia solar, você também pode evitar o pagamento das bandeiras tarifárias, que podem elevar consideravelmente o valor da fatura de energia.

Esses benefícios podem se manter por muitos anos já que os módulos fotovoltaicos, também conhecidos como painéis solares, geralmente possuem uma garantia de geração de 25 anos, o que proporciona confiança aos consumidores em relação à durabilidade e desempenho do sistema.

Outro benefício da energia solar é a valorização do imóvel, uma vez que a instalação de um sistema fotovoltaico é considerada uma benfeitoria que agrega valor à propriedade.

Outro ponto positivo da energia Solar, é que durante o período de geração, a energia solar fotovoltaica não emite gases de efeito estufa ou outros poluentes, o que a torna uma fonte de energia de baixo impacto ambiental.

Ao optar pela energia solar, você não apenas contribui para a redução de gases de efeito estufa, mas também desfruta de benefícios financeiros. Você se protege contra aumentos nas tarifas de energia elétrica.

Ao produzir sua própria energia, você também obtém mais conforto, já que pode utilizar equipamentos como ar-condicionado ou aquecedor por mais tempo, e isso não vai lhe trazer mais custos, já que a manutenção do sistema de energia solar é baixa (considere isso no momento de estimar o tamanho da sua geração).

Por isso, a energia solar fotovoltaica é uma escolha vantajosa em termos financeiros, ambientais e sociais. Ela oferece uma fonte limpa de energia, confiabilidade a longo prazo e proteção contra custos crescentes de energia elétrica.

Você conhecia todos esses benefícios da energia solar fotovoltaica?

Para facilitar, veja essa imagem que resume os benefícios.

Ter energia solar é a melhor escolha

Acompanhe também o nosso youtube com vídeo novo toda a semana e fique sempre informado os assuntos relevantes do universo solar.


energias renováveis

Até breve!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).