Como Escrever kWh Corretamente e Porquê

Olá Energista! Aposto que você já ficou em dúvida sobre como escrever a unidade kWh.

Ou já se fez as seguintes perguntas:

Como escrever kWh? O k é em maiúsculo? O W é em maiúsculo ou minúsculo? O que significa o h na unidade kWh?

Vou desvendar estes mistérios para você hoje.

O que é kWh

Quando falamos de kWh, estamos abordando uma unidade de energia,  seja consumo ou geração de uma determinada quantidade de energia. Ou seja, é uma medida de energia elétrica durante um determinado tempo de funcionamento.

Exemplo: Neste mês consumi 120 kWh, conforme consta na minha fatra de energia.

E o que significa cada letra dessa medida de energia?

  1. k = quilo ou kilo, e deve ser sempre utilizado com letra minúscula (assim como quilocaloria, quilograma…). Foi determinado pelo Sistema Internacional de Unidade (SI). A letra k na frente, significa que multiplica-se por mil a unidade seguinte. Exemplo: kg é equivalente a 1.000 x a quantidade de gramas, o mesmo serve para os Watts.
  2. W = Watts é uma unidade de potência do SI. Ela deve ser sempre escrita em letra maiúscula, representa um nome Próprio, James Watt. James foi um matemático e engenheiro escocês que viveu entre 1736 e 1819, um dos principais responsáveis pelas melhorias introduzidas nos motores a vapor.
  3. h = significa hora, medida de tempo. Também deve ser escrito em minúsculo, de acordo com o SI.
consumo energia

Um Watt-hora é a quantidade de energia necessária para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora.

A potência que consta em cada aparelho indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um chuveiro com potência de 5400 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora.

Se o chuveiro de 5400 W ficar ligado durante 5 horas, quanto irá gastar de energia elétrica?

Nesse caso, basta multiplicar 5400 W x 5 h = 27.000 Wh ou 27 kWh (é necessário dividir por 1.000 porque 1 kWh equivale a 1.000 Wh).

1 Wh equivale a 3.600 Joules (unidade de energia). Outros múltiplos de Watt-hora são:

  • Megawatt-hora (MWh) equivale a 1.000.000 Wh ou 3,6×109 joules
  • Gigawatt-hora (GWh) equivale a 109 Wh ou 3,6×1012 joules
  • Terawatt-hora (TWh) equivale a 1012 Wh ou 3,6×1015 joules

kWh ou kW?

A potência elétrica quantifica em números a capacidade máxima que um equipamento elétrico realiza uma função a qual ele foi projetado (seja para gerar ou consumir energia).

Assim, energia é o resultado da potência multiplicada pelo tempo.

Então, conforme visto acima, a energia elétrica é a quantidade de potência elétrica utilizada durante um certo período de tempo.

Para isso, utilizamos as seguintes unidades de medida:

  • Energia elétrica é o Quilowatt-hora (kWh)
  • Potência elétrica é o Quilowatt (kW)
  • Tempo é a quantidade de horas (h) que aquela potência foi exigida.

A fórmula de conversão de kW para kWh é:

Energia (kWh) = Potência (kW) x tempo (h)

Logo, uma potência de 10 kW (ou 10.000 W) gerada durante 6 horas equivalerá a 60 kWh, portanto, será preciso multiplicar a potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Agora pensando em energia solar, a lógica é a mesma!

Por exemplo, a potência de um módulo fotovoltaico que gera 0,5 kW (500W), sendo utilizado por um período 1 hora, com a potência total (condições ideais) será calculada desta maneira:

Potência = 0,5 kW x 1h

Potência = 0,5 kWh

[IMPORTANTE]

Um módulo fotovoltaico possui caraterísticas específicas, o desempenho do mesmo varia conforme temperatura e irradiação. É fundamental analisar aspectos como as condições padronizadas, tempo de uso e localização.

Para saber mais sobre módulos e sobre potência instantânea dos módulos fotovoltaicos, acesse aqui.

Agora não tem mais desculpa para errar, não é mesmo?

E se você quer se aprofundar mais e se tornar um expert no setor de Energia Solar, participe do nosso curso.

Até a próxima.
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).