Conheça a história da Engenheira Joi da empresa Energês
Menu fechado

CONHEÇA A HISTÓRIA DA JOI

Fala Energista! Pensando em te inspirar hoje vou te mostrar sobre a minha trajetória no setor de energia.

Aliado a isso, o que vou te mostrar é como podemos transformar o setor de energia através da produção de conteúdo na área de uma forma democrática.

Joiris Manoela Dachery, ou Joi, como todos me conhecem. Sou engenheira, especialista e Mestre em Energias Renováveis, fundadora da empresa Energês.

“Sempre me perguntam o significado do meu nome. Foi uma ideia da minha Mãe, misturar os nomes dos meus avós João e Iris, a criatividade é hierárquica, risos”.

Nasci em uma cidade do interior do Paraná, onde vivi até os 15 anos. Família de classe média baixa e com várias dificuldades no decorrer da caminhada, fui aprendendo a viver e enfrentar os desafios que a vida colocava.

Eu sempre gostei de exatas, desde o colégio tinha certeza que queria fazer engenharia, mas não sabia qual. Além disso, sempre quis empreender, falava que teria minha empresa, mas nem sabia de quê.

Como começou no setor de Energia?

Joi: A oportunidade de trabalhar no setor de energia veio antes mesmo da faculdade. No ensino médio eu fiz um curso de AutoCad e consegui um emprego em uma grande construtora de usinas hidrelétricas (2006).

Primeiro emprego Joi

(No meu primeiro emprego, era encarregada de fazer a gestão de todos os projetos de 2 usinas hidrelétricas).

“Neste primeiro contato com o setor elétrico, vi que havia muitas possibilidades e foi despertando a minha paixão por energias renováveis”.

Quando você percebeu que poderia falar sobre energia na internet?

Joi: Iniciei a graduação de Engenharia de Energia (Bioenergética) em 2008. Nesse mesmo ano eu e um colega criamos um site sobre energia. Na época era chamado de “Portal Brasileiro de Energias Renováveis”, era bem visitado, mas foi desativado em 2011 porque a faculdade estava demandando muito tempo. Mas foi aí que comecei a associar o fantástico dueto: Internet X Energia, como uma brilhante forma de comunicação e capacitação.

Conte sobre algumas experiências profissionais

Joi: Durante a graduação eu continuei trabalhando em empresas que atuavam no ramo de energias renováveis (projetistas). Em 2012, fui para Portugal fazer estágio em um laboratório de certificação de módulos fotovoltaicos. Conheci uma fábrica e a maior usina fotovoltaica da Europa na época e me apaixonei por essa fonte de energia.

visita usina fotovoltaica

(Eu na usina Fotovoltaica de Amareleja; Limpeza de um módulo FV para posterior medição da curva IxV).

Quando voltei para o Brasil, me inseri novamente no mercado de trabalho, atuando em projetos de usinas hidrelétricas, solares e eólicas. Isso me ajudou a acompanhar de perto o setor elétrico.

Você atua na academia também?

Joi: Quando iniciei a especialização em Eficiência Energética, em 2014, comecei a dar aula em um curso técnico, depois fui lecionar na universidade e nunca mais saí da sala de aula. Motivada pelo ensino, em 2016 iniciei o mestrado e na minha dissertação estudei a fundo a matriz elétrica de Santa Catarina.

Foi durante minhas aulas para graduação, que iniciei uma série de vídeos no Youtube para meus alunos da disciplina de “Energia Eólica”. Apesar da pouca experiência com vídeos, a repercussão externa foi boa, entendi que havia muita gente querendo aprender e que a internet possibilitava romper tantas barreiras que eu nem poderia imaginar.

Nessa época surgiu o Energês?

Joi: Sim, essas experiências me fizeram entender que o conhecimento do setor elétrico ainda era restrito, foi assim, que em 2018, eu resolvi que queria ajudar as pessoas a entenderem melhor a Linguagem da Energia, que parecia tão complexa olhando de longe. Então surgiu o “ENERGÊS”. Projeto que visa trazer informações de maneira descomplicada sobre o setor de energia.

(Quando criei a logo Energês; Meu primeiro workshop sobre energia solar).

Fale mais sobre o Energês

Joi: O Energês, tem o propósito de difundir o conhecimento na área de energia, capacitando os profissionais, para deixar o mundo cada dia mais sustentável. Com isso, a empresa oferece soluções práticas e eficazes, através do conteúdo educativo com uma linguagem simples.

Temos treinamentos específicos para a área Solar, como por exemplo o curso de Dimensionamento Fotovoltaico. Abordamos também o entendimento das premissas de funcionamento do Mercado de Energia, no ambiente regulado e livre, por meio do curso de Mercado de Energia. 

Além disso, contamos com a Comunidade Energês, que é a concretização de um sonho, é uma plataforma que oferece um ano de conteúdos práticos para quem quer atuar com Energias Renováveis e Eficiência Energética.

Temos alunos (on-line) no Brasil inteiro, já são mais de 2.000 alunos capacitados pela Energês.

Além disso, temos mais 50 mil alunos que já aproveitaram as capacitações gratuitas oferecidas pela empresa.

As metas da Energês são:

– Expandir a capacitação profissional;
– Elevar o nível de conhecimento do setor de elétrico e;
– Se tornar uma empresa reconhecida por apresentar soluções práticas e eficazes através do conteúdo educativo, com uma linguagem simples.”

Para conhecer nossos cursos ACESSE AQUI.

Até breve.
Joi e Equipe Energês.

Siga-nos e compartilhe a informação

2 Comentários

  1. Wesley das Neves

    História linda e inspiradora! Um exemplo pra mim desde os vídeos de eólica. Muito obrigado por nos ensinar sobre Energia Renovável Joi!

    • joi

      Olá Wesley, como vai?
      Você é Energista de carteirinha haha fico feliz por lhe inspirar e obrigada por ser uma das minhas motivações aí do outro lado da “telinha”.
      Juntos podemos transformar a realidade energética do país.
      No que precisar pode contar comigo e com a equipe Energês sempre 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?