Entenda o Consumo de Energia no Brasil

Fala Energista! Você já imaginou que o consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade?

Indicadores de consumo de energia refletem tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados.

Aqui neste post você vai entender tudo sobre:

– Quem usa a energia no Brasil;
– Consumo de energia elétrica;
– Impactos da pandemia no consumo de energia elétrica.

Quem usa a energia no Brasil

Energia é qualquer forma de utilização de fontes de energia disponíveis para movimentar veículos, preparar a comida, gerar eletricidade, etc.

Então, onde a energia é usada no Brasil? Quem são os maiores consumidores de energia elétrica?

Agora, vou te mostrar quem são os usuários de energia no Brasil.

De acordo com o BEN – Balanço Energético Nacional 2020, onde o ano base é 2019:

– Houve uma evolução de 1,4% na oferta interna de energia (total de energia disponibilizada no país) energia em relação ao ano anterior, atingindo um total de 294,0 Mtep em 2019.

– O incremento das fontes eólica e solar na geração de energia elétrica (perda zero) e o avanço da oferta de biomassa da cana e biodiesel contribuíram para que a matriz energética brasileira se mantivesse em destaque renovável muito superior ao observado no resto do mundo.

Também em 2019, o setor de transporte superou a indústria no aspecto de consumo de energia. Isto aconteceu pelo segundo ano consecutivo!

No mais, a produção industrial e transporte de carga/passageiros respondem por aproximadamente 63% do consumo de energia do país.

uso de energia no brasil 2019

Quer saber mais sobre as fontes de energia? Acesse esse post aqui no blog! 

O consumo de energia elétrica

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda global de eletricidade crescerá a uma taxa 2,1% ao ano até 2024.

No Brasil, podemos observar que não é diferente. O consumo final de eletricidade no país apresentou uma progressão de 1,3% entre 2018 e 2019.

Os setores que mais contribuíram para este aumento foram os setores residencial, comercial, energético e público.

O setor residencial expandiu o seu consumo em 4,8 TWh (+3,5 %). Já o setor comercial cresceu 4,1 TWh (4,5 %), o energético 1,3 TWh (+4,1 %) e o público 0,9 TWh (+2,1%).

O gráfico abaixo mostra uma comparação mais didática com os dados percentuais de variação do consumo de eletricidade de cada setor (comparação entre 2018 e 2019).

variação consumo energia setor
Fonte: BEN 2020

Note que apenas o setor industrial sofreu retração na variação do consumo de eletricidade. Isto pode ser justificado em decorrência da queda da atividade dos segmentos de aço e celulose.

O Brasil está no ranking dos dez maiores consumidores de energia. Sendo um dos líderes mundiais na produção de energia através de fontes renováveis.

É importante destacar que o aumento da demanda de eletricidade no mundo foi uma das principais razões pelas quais as emissões globais de CO2 do setor de energia atingiram um recorde em 2018.

Por isso, a importância de possuir uma matriz energética mais renovável possível!

Porém, apesar desta tendência de crescimento, observa-se que o ano de 2020 foi um ano atípico devido à pandemia do Coronavírus. Logo mais, te mostro qual foi o impacto real da pandemia no consumo de energia.

Os indicadores de consumo de energia estão diretamente ligados à geração de energia em um país, ou seja, a demanda de consumo dita projeções para geração de energia.

Impactos da pandemia no consumo de energia

Primeiramente, é importante lembrar que a diminuição da atividade econômica devido à pandemia fez com que o consumo de energia no ano de 2020 diminuísse.

Durante o período de março (início da pandemia), houve redução de consumo de energia no mercado livre e no mercado cativo.

O mercado livre apresentou redução de 18%. Já o mercado regulado, de 13%.

Contudo, o ápice de redução do consumo nacional foi atingido em março/abril do mesmo ano, refletindo o auge da pandemia.

Existe uma ferramenta bem interativa no site da CCEE mostrando a base diária do consumo de energia elétrica no SIN.

Nesta ferramenta você pode analisar possibilidades de cruzamentos, o consumo através de filtros, como por exemplo: tipo de mercado e submercado, estados, classes, ramos… tudo de acordo com seu interesse!

A ferramenta está disponibilizada aqui.

consumo de energia SIN - CCEE
Fonte: CCEE

Ao analisar o desempenho do consumo de energia por ramo de atividade, é possível notar que a indústria automotiva e o segmento têxtil ainda lideram as maiores quedas no mercado livre.

O setor de veículos apresentou, no início da pandemia (mês de abril) recuo de 65,6% no consumo de energia.  Já a área têxtil registrou retração de 46,3% também no mesmo período.

Porém, a retomada do consumo de energia começou a acontecer em junho de 2020. Com um aumento de consumo geral de quase 13% comparado ao início da pandemia.

Pela ferramenta da CCEE do consumo de energia no SIN, conseguimos analisar que no período de início de pandemia (abril/20), o consumo de energia elétrica no Brasil sofreu redução de 12,1%.

Porém, considerando o período de 1 ano (nov/19 – out/20), o percentual de redução do consumo de energia elétrica no Brasil obteve redução de apenas 2%.

De acordo com o Consumo de energia no SIN, as regiões do Brasil que tiveram mais impactos no consumo de energia elétrica foram:

Por fim, é perceptível observar que o consumo de energia no Brasil já está retomando os níveis anteriores à pandemia.

E então, quer se aprofundar mais e se tornar um expert no Mercado de Energia?

Clique aqui e se inscreva no nosso curso!

Até a próxima
Joi e Equipe

1 Comentário

  1. José Guilherme Pavanelli

    A queda de consumo quase insignificante (proporcionalmente aos outros territórios) na região norte sugere que praticamente não houve redução na atividade econômica, ou seja, o “lockdown” praticamente não ocorreu. Isso explicaria, talvez, a explosão de casos de Covid-19 observada em Manaus…
    Agora seria interessante observar até que ponto o aumento de consumo significa uma retomada da atividade econômica. Há que se notar o astronômico crescimento da atividade Transporte… Muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).