Entenda qual a diferença entre ACR e ACL - ENERGÊS
Menu fechado

DIFERENÇA ENTRE ACR E ACL

Você já começou a estudar sobre Mercado de Energia e se deparou o tempo todo com essas siglas: ACR e ACL?
Sabe qual a diferença entre ACR e ACL? 

Neste artigo vou te ensinar o que é o ACR, o que é o ACL, qual a distinção entre eles e se há possibilidade de migrar de uma ambiente para outro.

Primeiramente, essas duas siglas se referem aos dois ambientes de compra e venda de energia no país, sendo que ACR – Ambiente de Contratação Regulada = mercado cativo e ACL – Ambiente de Contratação Livre = mercado livre.

O que é ACR - Ambiente de Contratação Regulada?

O ACR é também chamado de Mercado Cativo ou Mercado Regulado. É o segmento no qual se encaixam, por exemplo, os consumidores residenciais.

Neste ambiente, a energia é comprada pelas Distribuidoras de Energia por meio de leilões e o preço é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Aliás, no ACR, o consumidor é chamado de cativo e pode comprar energia somente da concessionária responsável por vender energia em sua região. Dessa forma, não existe flexibilidade para escolha do fornecedor de energia.  

Portanto, o valor pago pela energia é influenciado pelo sistema de bandeiras tarifárias e cada unidade consumidora paga uma fatura mensal, que inclui o serviço de distribuição e a geração de energia.

Porém, neste ambiente existe a possibilidade do consumidor gerar a própria energia por meio da micro e mini geração distribuída, no chamado sistema de compensação de energia.

ACR

O que é ACL - Ambiente de Contratação Livre?

Em contrapartida o Ambiente de Contratação Livre (ACL) é conhecido popularmente como Mercado Livre. Neste ambiente, os consumidores podem negociar livremente as condições de compra de energia elétrica direto com as geradoras ou comercializadoras.

No Mercado Livre, o consumidor possui dois contratos:  um com a distribuidora, pelo uso do fio de transmissão e distribuição, e outro com a geradora, pela compra da energia.

Nesse sentido, a fatura paga pelo serviço de transporte feito pela concessionária local tem preço regulado. Já as condições de compra de energia, (preço, prazo e volume) são livremente negociadas.

Todavia, neste modelo, o consumidor pode encontrar melhores condições e benefícios, como poder de escolha da fonte de energia, ter previsibilidade de custos mensais de energia e economia.

Posso migrar do Ambiente Regulado para o Ambiente Livre?

Atualmente, os estabelecimentos que desejam migrar do ACR para o ACL devem cumprir requisitos mínimos: 0,5 MW de demanda contratada ou aproximadamente R$40.000,00 na fatura de energia elétrica.

Além disso, caso o consumidor não possua demanda suficiente para operar sozinho no Ambiente de Contratação Livre, é possível realizar comunhão de cargas com outras unidades consumidoras para atingir o nível mínimo de demanda de 500 kW.

Nesse sentido, empresas vizinhas (sem separação por vias públicas) ou com a mesma raiz de CNPJ, somam suas demandas para chegar ao mínimo para migrar. Para entender melhor sobre comunhão de cargas acesse aqui o artigo.

Qual a diferença entre ACR e ACL

Antes de tudo a principal diferença entre Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL) está no modelo de contratação de energia elétrica. 

No ACL o consumidor pode negociar as condições de preço, prazo e volume diretamente com a geradora ou comercializadora. Já no ACR, os valores praticados são estabelecidos pelo governo, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Porém, essa não é a única diferença. Na figura abaixo eu vou te apresentar quais são as particularidades de cada um dos ambientes de contratação de energia elétrica no Brasil.

Diferença entre ACR e ACL

Entendeu a diferença entre o Ambiente de Contratação Regulada e o Ambiente de Contratação Livre?

Energista se tiver dúvidas acesse nosso curso de Mercado de Energia e entenda tudo sobre esses ambientes de contratação de energia.

Até a próxima!

Joi e Equipe Energês.

Siga-nos e compartilhe a informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?