Diferença entre Matriz Energética e Matriz Elétrica

Olá Energista! Você sabe qual a diferença entre Matriz Energética e Matriz Elétrica?

Olha, é muito fácil de confundir e geralmente as pessoas não tem a real diferença entre as duas.

Mas… Calma, este artigo está aqui justamente para te ajudar a entender melhor sobre a composição de cada uma das matrizes e a fazer com que você entenda a diferença entre Matriz Energética e Matriz Elétrica.

Primeiramente, é importante dizer que as duas quantificam energia (por isso é comum confundirmos), logo a principal diferença está no tipo de energia que as matrizes indicam.

Aqui nesse post você entende sobre as fontes de energia e sobre a diferença entre fonte Energética e Elétrica. Mas vamos falar de MATRIZ?!

Matriz Energética

Em geral, na física, energia é capacidade de realizar trabalho. Ou seja, para realizar qualquer tarefa, é necessário energia, seja ela térmica, de movimento, mecânica, elétrica, etc.

Nesse sentido, em qualquer atividade do dia, consumimos energia de alguma forma. Por exemplo, ao dirigir um veículo, utilizamos gasolina, quando cozinhamos, gás butano, quando carregamos o celular, eletricidade, e assim por diante.

Aliás, esta energia, necessária para a nossa sobrevivência, vem de um conjunto de fontes do qual chamamos de Matriz Energética. Em outras palavras, a Matriz Energética é a representação das fontes de energia disponíveis em um país, região ou estado.

Dentro da Matriz Energética há a divisão entre dois tipos de fontes, fontes de energia não renováveis e fontes renováveis.

Dentre as fontes não renováveis de energia, as principais fontes são combustíveis fósseis, os quais são petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Já entre as renováveis, as mais comuns são as fontes biomassa, hidráulica solar e eólica.

Diferença entre energia renovável e não renovável

Do mesmo modo, vou te explicar a característica da Matriz Energética do Brasil.

Segundo o BEN (Balanço Nacional de Energia) 2020, referente ao ano de 2019, a Matriz Energética Brasileira é composta por 46,2% de fontes de energia renováveis.

Este percentual se deve principalmente ao fato do país possuir uma agricultura favorável ao plantio da cana-de-açúcar, um grande potencial hidráulico, assim como lenha e carvão vegetal, além da presença de outras fontes renováveis, como solar, eólica, entre outras.

Um componente significativo na matriz energética são os combustíveis veiculares, confira a oferta de energética total abaixo:

Matriz Brasileira

Fonte: EPE – ABCDEnergia, 2021. 

Ressalto a importância da Matriz Energética Brasileira ter grande parcela de fontes renováveis. Isto é positivo por causa da emissão dos Gases do Efeito Estufa se reduzirem a medida em que utilizamos mais fontes de energia renovável no nosso dia a dia.

Se quiser saber mais sobre as fontes de energia da matriz energética, bem como a oferta interna de energia de cada uma das fontes, acesse o Balanço Energético de 2020.

Matriz Elétrica

A Matriz Elétrica é um conjunto mais restrito de fontes de energia, pois ela abrange somente as fontes de energia responsáveis pela geração de energia elétrica, a eletricidade.

Ou seja, significa dizer que a Matriz Elétrica é o conjunto de fontes de energia elétrica disponíveis para a demanda de um determinado país, estado ou do mundo.

Nesse sentido, a Matriz Elétrica representa as fontes de energia elétrica disponíveis para tarefas que envolvem somente a produção de eletricidade. Aliás, isso também significa que a Matriz Elétrica faz parte da Matriz Energética.

Matriz Elétrica e Matriz Energética

A Matriz Elétrica Brasileira, de acordo com o BEN 2020, é em sua grande maioria composta por fontes renováveis, com uma porcentagem considerável de energia hidráulica, mas que vem diminuindo ao longo dos anos, com o aumento das novas renováveis.

O expressivo aumento das novas fontes renováveis, ultimamente, como a eólica, solar e a biomassa, contribuem para uma fonte cada vez mais limpa.

Matriz Elétrica

Fonte: EPE – ABCDEnergia, 2021. 

Matriz Energética e Matriz Elétrica Mundial

Ao contrário das matrizes de energia do resto do mundo, podemos ver que o Brasil possui matrizes bem diferentes da média mundial.

De ante mão a Matriz Energética Mundial de acordo com o IEA (International Energy Agency), a maior fonte de energia ainda vem de combustíveis fósseis:

Matriz Mundial

Fonte: EPE – ABCDEnergia, 2021. 

Como podemos ver, a contribuição de fontes renováveis para a demanda mundial de energia representa menos de 20%.

Já a Matriz Elétrica Mundial, possui fontes renováveis com maior representatividade, entretanto, a parcela de não-renováveis ainda é maior:

Matriz Elétrica Mundial

Fonte: EPE – ABCDEnergia, 2021. 

A utilização de fontes não-renováveis ainda é alta pelo fato de serem mais tradicionais e viáveis tecnicamente.

Mas a pressão para produzir energia mais limpa, com o menor emissão de Gases de Efeito Estufa e menor impacto possível ao meio ambiente, é um compromisso cada vez mais importante, por isso a tendência são matrizes cada vez mais renováveis.

Ficou nítida a diferença entre matriz energética e matriz elétrica?

E me conta nos comentários o que achou sobre o texto.

Para saber mais sobre as fontes de energia renovável e entrar no setor de energias renováveis com o pé direito, faça parte da Comunidade Energês!

Abraços e até a próxima!

Joi e Equipe Energês.

13 Comentários

    • joi

      Olá pessoal, tudo bem?
      Obrigada pelas inúmeras contribuições, o trabalho de vocês é admirável =D
      Abraços!

  1. Cesar Alexandre

    Boa noite, quero registrar aqui que o método claro da Joi e a parceria dos colegas, fizeram da aula da noite de quinta-feira um ensinamento claro e seguro.

    • Caroline - Equipe Energês

      Olá Cesar, como vai?
      Que bom que está nos acompanhando sempre. No que precisar conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).