10 Dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia

Fala Energista! Com certeza você já se perguntou o que é o Mercado Livre de energia. Certo?

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) pode parecer um quebra-cabeça complexo, mas estou aqui para te ajudar a desmitificar na linguagem de energia.

Por isso, hoje vou te responder as 10 principais dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia.

1 – O que é o mercado livre de energia?

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) é conhecido popularmente como Mercado Livre de Energia. Neste ambiente, os consumidores podem negociar livremente as condições de compra de energia elétrica direto com as geradoras ou comercializadoras.

Aliás, no Mercado Livre, o consumidor possui dois contratos:  um com a distribuidora, pelo uso do fio de transmissão e distribuição, e outro com a geradora, pela compra da energia.

Nesse sentido, a fatura paga pelo serviço de transporte feito pela concessionária local tem preço regulado. Já as condições de compra de energia (preço, prazo e volume) são livremente negociadas.

2 - Quem pode migrar para o mercado livre de energia?

Todos os consumidores do Grupo A (para saber mais sobre grupos tarifários clique aqui) com qualquer demanda contratada a partir de janeiro/2024 poderão migrar para o mercado livre e tornar autoprodutor, sendo:

– Consumidor livre: Ter uma demanda contratada a partir de 500kW.

– Consumidor varejista: Qualquer demanda contratada a partir de janeiro/2024.

– Consumidor especial: consumidores migrados por comunhão de carga

3 - Minha empresa consome menos de 500kW, tenho outra forma de migrar?

Sim, pela comunhão de cargas, que pode ser de duas formas:

  • Comunhão de Direito: Empresa com 2 ou mais unidades consumidoras com mesmo CNPJ raiz cuja somatória das demandas contratadas seja no mínimo 500kW.
  • Comunhão de Fato: Empresas com CNPJs distintos, situadas em áreas contíguas (não separadas por vias públicas) e cuja somatória das demandas contratadas seja no mínimo 500kW.

4- Como ocorre o processo de migração?

O processo de migração pode levar de 6 meses à 1 ano, englobando todas as etapas burocráticas, fase de instalação e adequação dos sistemas.

Para que ocorra a migração, o consumidor deve rescindir o contrato de compra de energia com a distribuidora. O prazo do contrato deve ser respeitado ou faz-se o pagamento de multa de antecipação da rescisão.

Após a rescisão, é necessário protocolar os documentos de adesão à CCEE para começar o processo de migração para o mercado livre.

Além disto, em paralelo à adesão à CCEE, o consumidor deve iniciar os processos de contratação de energia.

Fazer a abertura de uma conta específica no banco designado para operacionalização financeira do balanço mensal da CCEE (Banco Bradesco – Conta específica na Agência 0895). A CCEE informa diretamente ao banco quais serão os agentes credores e devedores para que ocorra o balanço financeiro.

Além disso há adequação física que deve ser realizada para que a CCEE saiba quais foram os valores contabilizados no medidor.

Dessa forma, é aconselhado a contratação de uma consultoria especializada para evitar penas por atraso de migração e facilitação de aplicação do processo.

5 – Processo de migração demanda algum investimento?

A resposta é sim!

São necessários investimentos tanto durante o processo de migração quanto após sua conclusão. Entre eles, a:

  • Adequação do sistema de medição e faturamento (SMF);
  • Taxa de adesão à CCEE;
  • Tarifa mensal de gestão;

Além da compra da energia.

6 - O que o consumidor livre paga?

Ao contrário do consumidor cativo que paga apenas uma fatura de energia para a distribuidora, o consumidor livre paga 3 faturas que correspondem:

  • Fatura da Distribuidora – pelo transporte da energia;
  • Fatura da Comercializadora – pela energia e pela gestão da energia;
  • Pagamentos para CCEE –Liquidações financeiras e Contribuição Associativa dos Agentes.

Aliás, para saber mais sobre o que o que o consumidor livre paga, leia nosso texto na íntegra (ACESSE AQUI).

7 - Se eu migrar para o mercado livre fico sem energia?

Não, o risco é o mesmo que você tem participando do mercado regulado.

Isso ocorre, porque ao migrar para o mercado livre, fisicamente você recebe a mesma energia e você continua pagando a tarifa da distribuidora para fazer uso do sistema de distribuição de energia. Assim, ela ainda ficará responsável por entregar a energia para sua empresa.

8 - Como funciona o horário de ponta no mercado livre?

De antemão, no mercado livre, não existem mais tarifas diferentes entre horários de maior consumo x menos consumo.

Isso ocorre, porque o consumidor comprará o montante de energia antecipadamente com o fornecedor, e pagará um preço único, pré-definido na negociação.

O que existe é a valoração horária da energia pelo PLD, assim será avaliado o perfil de consumo da unidade consumidora e isso é levado em consideração na negociação da energia.

9 - Como o consumidor de energia é influenciado pelas bandeiras tarifárias?

Então, no ML o consumidor está livre das variações de preço impostas pelas bandeiras tarifárias.

O que existe quando há necessidades não programadas no sistema é a cobrança de ESS –Encargos de Serviço do Sistema (ESS). Estes valores são pagos por todos agentes com medição de consumo registrada na CCEE, na proporção de seu consumo.

10 – Quais as vantagens do mercado livre?

Frequentemente eu falo sobre a economia com redução de custos na compra da energia, previsibilidade orçamentária, flexibilidade, sustentabilidade.

Mas, se você quer conhecer 10 vantagens do ML, confira o post que preparei especialmente para você (ACESSE AQUI).

10 dúvidas MERCADO LIVRE (1)

Portanto, agora você já sabe:

– O que é o Mercado Livre de Energia;
– Quem pode migrar e como ocorre o processo de migração;
– O investimento necessário para fazer a migração;
– Como funciona o horário de ponta e as bandeiras tarifárias no mercado livre de energia;
– E as vantagens do Mercado Livre.

Quer entender na prática? Para compreender as premissas de funcionamento do Setor Elétrico, do Mercado no Ambiente Regulado e Livre, ter acesso a uma planilha de viabilidade para migração de cliente Cativo para o Livre e conhecer por completo o processo de adesão no ACL, faça parte do nosso curso de Mercado de Energia.

Até breve.
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).