Energia de Reserva O que é?

O modelo do setor elétrico brasileiro conta, desde 2008, com a Energia de Reserva, como forma para aumentar a segurança no fornecimento do SIN. 

A energia de reserva é a energia oriunda de usinas contratadas para este fim, de forma complementar ao montante contratado no ambiente regulado (ACR).

Quando a garantia física do sistema de contratos está descolado da garantia física real, a EPE identifica a falta energia pra garantir o suprimento. Então, ela prevê a implantação de usinas pra entregar energia necessária.

– Mas Joi como funciona o processo de contratação?

Primeiramente é formalizada mediante a celebração dos Contratos de Energia de Reserva (CER), entre os agentes vendedores nos leilões e a CCEE (representante de todos os consumidores).

Toda energia de reserva é liquidada no mercado de curto prazo (PLD). Assim, a usina recebe o valor que venceu no leilão.

Se o PLD for maior do que o valor contratado no leilão, o consumidor ganha. Já se o PLD, for abaixo da energia contratada, o consumidor paga um encargo – ERR.

A CCEE é a instituição responsável por recolher o Encargo de Energia de Reseva (ERR). Tal encargo é pago por todos os consumidores, seja consumidor livre ou regulado e é depositado na conta destinada exclusivamente para seu custeio, a Conta de Energia de Reserva (Coner).

As quantidades de energia a serem contratadas e as fontes são definidas pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com base nos estudos realizados pela – EPE. Podem ser fontes de origem: solar, eólica, PCH, CGH e biomassa.

Atualmente, o Brasil já contratou 4.000 MW médios de energia de reserva em 10 leilões.

Porém, com entrada em operação da Usina Nuclear de Angra 3, prevista para 2026, esse número aumentará para aproximadamente 5.500 MW médios.

Entretanto, começou-se a ter muita energia contratada de fontes renováveis, principalmente eólica e solar. E por não ter o controle dessas usinas, ou seja, por não serem usinas despachadas, aconteceu que muitas usinas não se viabilizaram.

Então, foi criado um mecanismo de descontratação de energia de reserva, para romper o contrato com essas usinas. Além do mais, esse mecanismo permitiu diminuir as penalidades daqueles que não conseguiram construir as usinas no prazo previsto.

12

2 Comentários

    • joi

      Olá Wagner. Agradeço o feedback.
      Fico feliz com sua evolução e desejo que você cresça muito na sua trajetória profissional! =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).