TRUQUES PARA ECONOMIZAR ENERGIA - ENERGÊS
Menu fechado

8 TRUQUES QUE VÃO TE FAZER PARAR DE PERDER DINHEIRO COM ENERGIA ELÉTRICA

É certo que todo mundo tem de lidar com contas e valores acumulados podem pesar no bolso. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam economizar energia para aliviar a renda do mês.

Não se trata de uma super tecnologia, mas de pequenas práticas alinhadas com o conhecimento adequado. Utilizando de forma responsável esse recurso, você tem um uso bem mais compensado.

De certa forma, podem ser chamados de truques. A fim de saber mais sobre esses truques que te ajudam a economizar? Então é hora de conhecer o energês, a linguagem da energia!

ECONOMIZAR ENERGIA: Truques Que Ajudam Seu Bolso

Pode ficar tranquilo que apesar de serem “truques”, não há nada de mirabolante. Na verdade, trata-se de usar da energia de forma consciente e realmente condizente com sua necessidade dela.

Veja agora algumas dicas que podem te ajudar a economizar energia!

1. FAÇA A SUA CASA MAIS ILUMINADA

Não, não é para comprar mais lâmpadas. Trata-se de utilizar da estrutura da casa a seu favor para amplificar a luz natural, como no caso de apostar em cores claras. Paredes com essas cores ou até mesmo azulejos brancos ajudam na reflexão da luz.

Também é uma ótima economia abrir mais sua casa para a luz natural, instalando muitas janelas nela. Melhor forma de economizar energia é utilizar a luz do dia em seu benefício.

2. UTILIZE LÂMPADAS EFICIENTES

É necessário que você garanta a melhor eficiência para seu aparelho ar-condicionado, seguindo alguns cuidados básicos. Não tapar sua saída de ar e proteger a parte externa dele da incidência de raios solares (sem cobrir) são algumas dicas para quem tem.

Esses truques ajudam a economizar energia e, de quebra, garantem uma temperatura ambiente agradável bem mais rápido.

3. TRATE BEM O AR-CONDICIONADO

Agora sim estamos falando delas! Você já deve saber que há lâmpadas não muito eficientes no gasto de luz, por mais baratas que sejam. Caso da incandescente, em que 5 a 10% da energia é para acendê-la, o resto vira calor e se dissipa no ambiente.

Por isso, as fluorescentes são mais eficientes e econômicas para sua casa, apesar de terem um preço maior, e são muito mais duráveis. As de LED são ainda melhores, mas seu preço é um pouco mais elevado.

4. SEJA AMIGO DA SUA GELADEIRA

Não se faz necessário dizer o básico que é não deixar a porta da geladeira aberta, certo? No entanto, a dica não para aí, pois você não deve também forrar as prateleiras, já que isso dificulta a movimentação de ar lá dentro. É claro que isso traz mais gasto de energia.

Por fim, não coloque nenhum pano para secar atrás. A função da geladeira não é essa e dificulta ainda mais seu trabalho, o que traz gasto desnecessário de energia.

5. APARELHOS FORA DA TOMADA

Para quem achava que era mito, um prêmio para quem preferiu não arriscar. Muitos aparelhos continuam em stand-by após término do uso, mantendo sensores e relógios em funcionamento, caso de: climatizadores de ar, TVs, DVDs, micro-ondas…

Até mesmo seu carregador de celular entra na conta. Tire da tomada enquanto não estiver usando e evite até que eles queimem em caso de queda de energia.

6. EVITANDO O HORÁRIO DE PICO

Existem horários (18h às 21h) que mais aparelhos são ligados ao mesmo tempo, o que causa sobrecarga na rede elétrica. Essa sobrecarga pode acarretar em desperdício de energia e um valor maior da conta no fim do mês.

Claro que é difícil para muitos utilizar os aparelhos fora desse intervalo de tempo, mas tentar evitar já faz uma bela diferença na conta.

7. BUSQUE OS DIMMERS

Voltando à eficiência das lâmpadas, que tal controlar a intensidade de luz delas? Pois essa é a função do dimmer, que permite aumentar, de forma gradual, a iluminação do ambiente a seu agrado.

Em muitos casos, você acaba utilizando mais luz do que o necessário e o dimmer acaba controlando isso, o que traz economia na conta. Isso é apenas o entendimento da linguagem da energia!

8. DESLIGUE AS LUZES AO SAIR

Uma dica bem simples para encerrar: apenas apague a luz. Ao sair de um cômodo sabendo que não vai voltar, ou que vai demorar, aperte o interruptor e sinta a economia no seu bolso.

Pode parecer um truque banal, mas para alguns ainda se faz necessário alertar. Muitas vezes economizar energia se trata de atentar para o simples!

Truques simples não é mesmo? Agora vá para a ação.

Readeque seus horários, troque os equipamentos necessários, mas eduque seu cérebro para que essas mudanças sejam feitas diariamente.

Joi e equipe.

 

Para conhecer outras práticas de eficiência energética, faça parte da Comunidade Energês.

Siga-nos e compartilhe a informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?