Entenda como funciona o Seguidor Solar (Tracker)

Olá Energista! Você conhece o tracker solar, o chamado “girassol mecânico”?

O tracker, também conhecido como seguidor solar, é um equipamento que traz ganhos na geração de energia fotovoltaica. Apesar de não ser uma tecnologia nova, ele ainda é pouco utilizado em projetos de geração de energia fotovoltaica de menor porte. Aliás, você sabe como ele funciona? Vem comigo que hoje você vai conhecer tudo sobre o girassol mecânico!

Tracker ou Seguidor Solar

O seguidor solar altera a posição dos módulos fotovoltaicos ao logo do dia, seguindo o caminho do sol (por isso que chamamos de girassol, pois está sempre seguindo a luz solar!). O intuito do tracker é aumentar a produção de energia de uma usina fotovoltaica. 

De antemão, este movimento serve para captar os raios solares de maneira perpendicular. Para entender um pouco mais sobre a posição dos módulos fotovoltaicos, clique aqui.

Este rastreamento faz com que diminua o ângulo de incidência entre a luz solar e os módulos.

Geralmente, os módulos fotovoltaicos podem captar a parte difusa da luz do sol (em céu azul ou nublado), mas com o sistema de seguidor solar aumenta a porcentagem de captação de luz solar direta. E como consequência há um aumento na produção de energia.

Confere aqui nesse post mais informações sobre radiação solar.

orientações tracker
Fonte: Solar Motors

O funcionamento dos trackers varia conforme o modelo, mas, de forma geral, é feito um cálculo do melhor ângulo para o módulo em cada momento do dia e em cada dia do ano para determinada localização. Assim, o controlador dos motores posiciona os módulos fotovoltaicos de acordo com a posição do Sol com o passar do tempo.

Tipos de seguidores solares

Como falamos anteriormente, os trackers variam de acordo com cada modelo. Porém, existem dois tipos de modelos de seguidores: eixo único e eixo duplo.

1. Eixo único

Nesse método de rastreamento o módulo está montado em uma estrutura que tem um eixo livre de rotação, mais comumente alinhado ao Norte ou Sul dependendo da latitude do local.

São menos complexos e menos eficientes que o eixo duplo.

Há três tipos de rastreamento desse tipo: rastreador de eixo horizontal, rastreador de eixo inclinado e rastreador de eixo vertical.

tracker eixo único

Nesse sentido, o sistema é construído de forma que busque em intervalos pré-definidos a posição que melhor os sensores se ajustam para minimizar o ângulo de incidência dos raios solares sobre células (idealmente perpendicular).

2. Eixo duplo

Já o rastreador de dois eixos tem como função rastrear o sol a partir da rotação de dois eixos de liberdade, que necessariamente são perpendiculares entre um eixo e o outro.

É o método mais preciso de rastreamento, pois há a garantia da incidência perpendicular dos raios solares sobre as células fotovoltaicas.

Porém, eles são mais caros e com mais peças móveis. Eles também consomem mais energia, requerem mais manutenção e são mais complexos.

Esse tipo de rastreamento é o mais indicado para locais em latitudes mais altas, e pode ser divido em dois tipos: azimutal/elevação (rotação na elevação e eixo azimutal) e tiltroll (rotação no conjunto de placas solares do sistema, enquanto que o outro eixo é responsável em controlar o ângulo de inclinação das placas).

Vantagens e desvantagens dos seguidores solares

Então, seguidor solar ou tracker vale a pena?

Seguidores solares geram mais eletricidade com aproximadamente a mesma quantidade de espaço necessário para os sistemas de inclinação fixa, tornando-os ideais para otimizar o uso da área disponível.

Com os trackers, os sistemas solares podem alcançar um ganho na geração na ordem de 10% a 45% em relação aos sistemas fixos. Estes valores mudam dependendo da região e latitude, fatores climáticos e modelo de seguidor.

geração solar tracker

Consegue perceber no gráfico acima que, com o sistema de rastreamento – curvas laranja (eixo duplo) e verde (eixo único) se atinge a potência máxima logo no começo da manhã?

Entretanto, mesmo com os avanços na confiabilidade, a manutenção necessária para manter o funcionamento de um sistema com seguidor solar é maior do que um sistema fixo.

Além disto, no processo de instalação, exige uma maior preparação, cuidados com mobilidade e com cabeamento.

Clique no vídeo abaixo para ver um sistema com seguidores solares:

Fonte: Instagram @tecnica286

Ademais, seguidores solares são geralmente projetados para usinas maiores e para climas com pouca ou nenhuma neve, tornando-os uma solução mais viável em climas mais quentes. Um sistema fixo acomoda condições ambientais mais severas com mais facilidade do que os sistemas de rastreamento.

Mesmo em aplicações de larga escala, os sistemas de rastreamento solar necessitam de uma grande área para ser instalados, isto porque o movimento dos módulos pode provocar sombra nos outros, caso estejam muito próximos.

No entanto, as combinações dos benefícios dos seguidores melhoram a eficiência da captação de energia solar.

O ideal é avaliar o ganho em relação a geração de energia e o custo com o investimento e manutenção nesse tipo de sistema para avaliar a viabilidade técnica e econômica.

Quer se aprofundar e se tornar um expert em Energia Solar?

Clique abaixo e participe do nosso curso:

Abraços e até a próxima.
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).