Se tratando de fonte limpa e suja tem aí um pequeno equívoco, onde muitas pessoas consideram que fonte renovável é limpa e não renovável é suja.
Atenção Energista, isso pode resultar em uma questão errada do vestibular hein! kkk
As fontes de energia não-renováveis são aquelas finitas ou esgotáveis, ou seja, quanto mais as usarmos, menos teremos no estoque total. Na maioria delas, a sua reposição na natureza é extremamente lenta, pois resultam de processos que levam milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.
Já no caso das fontes de energia renováveis, são consideradas inesgotáveis, pelo fato de suas quantidades disponíveis se renovarem constantemente ao serem usadas.
Quando se fala em “energia limpa”, não estamos falando de um tipo de geração de energia que não cause nenhum impacto ambiental, pois, até o momento, esse sonho ainda não se tornou realidade.
Fontes limpas são aquelas não emitem gases poluentes em seu processo de conversão, por exemplo a nuclear é não renovável mas é limpa (sim, ela gera ‘lixo’ nuclear, mas não é um poluente atmosférico que agrava o aquecimento global).
Fontes sujas são aquelas que emitem gases agravantes de efeito estufa, como por exemplo a biomassa, que é renovável mas não é limpa (mesmo que ao final o balanço de carbono fique neutro).
Vale lembrar que, com o aumento da preocupação acerca das mudanças climáticas, as fontes renováveis estão tendo uma inserção significativa no mercado brasileiro e mundial.
Apesar disso, algumas dessas fontes apresentam intermitência (ou variação) na geração de energia elétrica ao longo do dia ou ano, tendo como exemplos: a energia eólica (que não gera quando não há ventos), a energia solar (no caso do período da noite) e a energia hidrelétrica (podem ocorrer secas).
Coloquei abaixo um esquema com exemplos das principais, para que entenda melhor.
Muito obrigada por essa postagem.
Ótimo material para apresentação aos alunos
Olá Dulceneia, como vai?
Obrigada pelo feedback! No que precisar pode contar conosco 😉
Me ajudou muuuito fazendo meu trabalho de final de bimestre do 3° ano ( colegial )!!!
Fácil de entender e incrível! Obrigada
Olá Mariana! Que bom que lhe ajudamos. É bom ver que nossa maneira de transmitir conhecimento ajuda não somente os profissionais, mas também todas as pessoas!
Continue nos acompanhando. Abraços!
Pingback:Por que ter energia solar é a melhor escolha?
BOM DIA
SHOW ESTE MATERIAL, SOU PROFESSORA DE QUÍMICA E SEMPRE TRABALHO SOBRE AS FONTES DE ENERGIAS.
AS IMAGENS SÃO LINDAS TAMBÉM.
OBRIGADO POR COMPARTILHAR.
Olá Luciani!
É ótimo saber que você está usando esses recursos para ensinar sobre fontes de energia. Boa aula e obrigada pelo feedback!