Futuro das Energias Renováveis na Matriz Elétrica Brasileira

Atualmente, o Brasil possui uma matriz elétrica predominantemente renovável, a maior participação de ~60% (BEN, 2021) é das usinas hidrelétricas. Mas as características dessa matriz estão em mudança.

O Brasil passou e ainda passa por uma grande transformação de sua matriz. O foco é uma expansão a partir de fontes renováveis.

Por muito tempo essa característica esteve relacionada às nossas grandes usinas hidrelétricas. Porém, na última década, a participação percentual dessas usinas caiu e isso tem ocorrido como consequência de restrições ambientais em projetos hidrelétricos com grandes reservatórios e pelo natural esgotamento dos melhores potenciais de geração.

O panorama, continua apontando na direção da geração de energia elétrica por fontes renováveis. A diferença é que, agora, essa direção é sustentada pelo rápido crescimento das fontes eólica e solar, que, juntas, representam mais de 10%, tanto em termos de capacidade instalada quanto em energia gerada.

Diante destas mudanças, surge a dúvida de como a matriz elétrica ficará no futuro.

Será que as energias renováveis continuarão representando o maior percentual de participação na matriz elétrica?

A energia eólica vai crescer? A energia hidrelétrica continua sendo a primeira? Como será o crescimento da energia solar?

Mas antes de analisarmos as projeções, vou te explicar melhor sobre as fontes renováveis de energia.

As fontes de energia renováveis são consideradas inesgotáveis, pelo fato de seus recursos disponíveis se renovarem constantemente ao longo de sua utilização, como água, vento, sol. Para se aprofundar mais sobre o assunto veja este artigo, clicando aqui.

Participação das Fontes Renováveis na Matriz Elétrica - PDE 2030

No Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (EPE, 2020), é possível visualizar como será o panorama de crescimento das fontes renováveis para os próximos anos.

O cenário de referência apresenta uma predominância de fontes renováveis, como PCH, eólica e solar fotovoltaica (centralizada e distribuída) para o suprimento de energia.

Para a complementação de potência, a expansão de referência contempla termelétricas totalmente flexíveis, modernização com ampliação das usinas hidrelétricas existentes e resposta da demanda.

O resultado da configuração final de expansão é apresentado no gráfico abaixo, com a comparação entre o total de capacidade instalada nos anos de 2020 e 2030.

Matriz elétrica 2020 à 2030
Fonte: EPE (2021).

Pelo PDE 2030 destacam-se os seguintes pontos:

  • Em termos de capacidade instalada, demonstrado no gráfico abaixo, que se refere a evolução da composição da capacidade instalada total por fonte, observa-se a maior diversificação da matriz elétrica brasileira ao longo do período (2021-2030), com a redução na participação hidrelétrica sendo compensada pelo crescimento da capacidade instalada das fontes eólica e solar.

  • Também, tem destaque o crescimento da participação das fontes renováveis em autoprodução e geração distribuída, de 7% para 14%, aumentando ainda mais a capacidade instalada total de fontes renováveis na matriz elétrica.

Evolução na matriz elétrica
Fonte: EPE (2021).

Com essas mudanças, estima-se que a capacidade instalada de geração elétrica brasileira atinja o nível de renovabilidade de 86% em 2030.

Aliás Energista, para ficar expert em energias renováveis e acompanhar toda essa evolução no setor elétrico vem para a Comunidade Energês. Nela você aumenta seu leque de conhecimento e de possibilidades de atuação no setor.

Para participar acesse o botão abaixo:

Até a próxima!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).