Grid Zero – Precisa homologar?

Sistemas ZERO GRID, ou grid zero, são uma resposta para os desafios relacionados à conexão devido a inversão do fluxo de potência?

Hoje vamos explorar essa questão. 

Os sistemas de Zero Grid ganharam destaque recentemente, especialmente diante das restrições à injeção de energia na rede elétrica e dos custos elevados de obras para conexão de micro e minigeração (mas também se aplica ao Mercado Livre de Energia). Em certos casos, essa abordagem pode tornar viável a operação de algumas usinas.

O que são sistemas Grid Zero?

São sistemas que possibilitam a geração de energia para atender ao consumo local, sem que haja a necessidade de injetar energia na rede elétrica por parte da unidade consumidora-geradora.

Basicamente compostos por um limitador de potência trabalhando em conjunto com o inversor fotovoltaico.

Premissas desses sistemas

Um sistema Grid Zero até 5 MW tem as seguintes características:

– Não se enquadram como micro ou minigeração distribuída, uma vez que não há injeção de energia na rede e, portanto, não participam do sistema de compensação de energia (SCEE);

– Operam em paralelismo constante com a distribuidora de energia, de forma semelhante aos geradores usados em horários de pico ou para suprir falta de energia em indústrias e até hospitais;

– São classificadas como CGCR – Centrais Geradoras de Capacidade Reduzida, classificação que abrange todas as usinas geradoras que não participam do sistema de compensação e possuem potência limitada a 5 MW;

– Não necessita de outorga da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mas requer registro de acordo com a Lei 9.074/95, seguindo o procedimento padrão para CGCR.

Esses sistemas precisam de homologação pela distribuidora?

Para responder se usinas Zero Grid precisam ser homologadas nas distribuidoras vamos analisar o que a ANEEL trouxe como resposta através do Ofício nº 0149/2022-SRD/ANEEL.

Nesse documento a Agência Nacional de Energia Elétrica diz que ”Quanto à conexão do sistema zero grid nas instalações da unidade consumidora, é preciso que o interessado comunique e interaja com a distribuidora local, devendo-se garantir que não haja injeção de energia na rede e que não sejam provocados distúrbios ou danos ao sistema elétrico ou às pessoas.”

Portanto, mesmo que a usina seja de Zero Grid, é necessário seguir o processo previsto pela distribuidora local.

A injeção não autorizada de energia na rede elétrica representa riscos para pessoas e equipamentos, sujeitando-se a deliberações de acordo com o artigo 44 e o artigo 355 da REN 1.000/21.

Ofício Aneel sobre homologação de sistemas grid zero

Em resumo, os sistemas de “Zero Grid” devem ser homologados, comunicados ou passar pelo procedimento estabelecido pela distribuidora (consulte o procedimento específico de cada distribuidora para os sistemas com paralelismo constante ou o próprio grid zero)

Espero que esse esclarecimento tenha sido útil. Se você deseja obter mais informações sobre esse assunto, não hesite em compartilhar nossos comentários!

Aliás, Energista, para acompanhar toda essa evolução no setor elétrico vem para a Comunidade Energês. Nela você aumenta seu leque de conhecimento e de possibilidades de atuação no setor. Para participar acesse o botão abaixo:

Até breve!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).