O Que é Preciso Considerar para Iniciar uma Usina Eólica?

Antes de mais nada, você precisa conhecer o vento, para isso, é feita a sua medição.

A energia eólica é obtida a partir da transformação da energia cinética do ar em movimento, a conversão em energia elétrica é realizada por meio dos aerogeradores, que são as turbinas eólicas. Para saber mais sobre esse processo clique aqui.

O vento, varia constantemente tanto na velocidade e na direção do seu deslocamento. Por isso, para estimar o potencial eólico de um local é necessário estudar o seu comportamento, ao longo do tempo. 

Assim, para realizar a medição do vento, alguns aspectos são considerados. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. 

Continue conosco para saber mais!

Medição do vento?

Você já sabe que antes de iniciar a implantação de uma usina eólica, é preciso realizar a medição do vento. Todo o processo de medição dever ser conduzido de acordo com as normas, para garantir qualidade e confiabilidade dos resultados.

Um erro de 10% nas medições do vento, por exemplo, representará uma diferença de 33% na previsão de energia gerada, devido ao fato dessa variar com o cubo da velocidade do vento.

Nesse sentido, existe uma sequência de atividades, ilustrada no diagrama a seguir, que deve ser seguida, para realizar a estimativa do potencial eólico de uma região.

Etapas da Medição do vento

Fonte: EPE

devido a todos os fatores já citados, a medição do vento deve ser realizada no local de estudo. O período de medição deve ser suficiente para identificar as variações meteorológicas na região, ou seja, 3 anos.

Como medir o vento?

Então, uma boa campanha de medição começa com a montagem correta da estação anemométrica e a escolha de instrumentos de medição de qualidade. Afinal os dados precisam ser certificados.

A estação anemométrica  contará com vários instrumentos e medições (de ventos e todos os fatores que o influenciam):

– velocidade do vento: anemômetro
– direção do vento: Wind vane
– temperatura: termômetro
– pressão:barômetro
– umidade do ar: higrômetro

Veja como deve ser a estruturada essa estação:

Estação Anemométrica

A instalação de uma estação anemométrica inclui atividades a serem executadas no escritório e atividades a serem executadas em campo, com registros e emissões de relatórios, deve estar claramente definido:

– localização geográfica da estação;
– planejamento da execução dos serviços de instalação;
– montagem da torre;
– instrumentação da torre;
– verificação da funcionalidade dos sensores; e
– documentação do trabalho.

Recomenda-se sempre seguir as normativas da Aneel e diretrizes da EPE para que os dados sejam validados.

Quer se aprofundar mais nesse assunto? Além de aprender tudo sobre energias renováveis? Venha para a Comunidade Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).