ANEEL, CCEE, ONS, EPE – As Instituições de Energia

Fala Energista! Hoje vamos fazer um resumo bem prático sobre as instituições do setor elétrico e suas atuações.

Nesse post, você vai aprender tudo sobre:

– Importância do SEB (Setor Elétrico Brasileiro);

– Quais são as Instituições do Setor Elétrico;

– Qual o papel das Instituições;

Importância do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)

Dentre todos os segmentos da infraestrutura, a energia elétrica é o serviço mais universalizado. O uso da energia elétrica nunca esteve tão presente na vida do ser humano.

Nesse sentido, há um grande desafio para garantir de fornecimento de energia de acordo com a demanda de energia da sociedade em meio às dificuldades físicas ou econômicas para extensão da rede elétrica.

Afinal, cada uma das cinco regiões geográficas em que se divide o Brasil tem características bastante peculiares e diferenciadas das demais.

Estas características determinaram os contornos que os sistemas de geração, transmissão e distribuição adquiriram ao longo do tempo e ainda determinam a maior ou menor facilidade de acesso da população local à rede elétrica.

Sendo assim, o SEB tem como principais objetivos:

  • Garantir a segurança no suprimento
  • Promover a modicidade tarifária
  • Promover a inserção social.

Como o Brasil é um país de grande extensão, o sistema elétrico Brasileiro é bem complexo. Por isso, as instituições foram criadas para garantir o fornecimento energético do país.

O SEB é composto por cada etapa da cadeia elétrica, desde a geração até o consumo, passando por transmissão e distribuição.

Assim,  o país conta com um sistema (conjunto composto por usinas, linhas de transmissão e ativos de distribuição) principal: o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O trânsito da energia é possível graças ao Sistema Interligado Nacional (SIN), uma grande rede de transmissão com mais de 100 mil quilômetros (km) de extensão.

Tem um post aqui no blog sobre o SEB com uma explicação bem simplificada e fácil para vocês entenderem!

As instituições do Setor Elétrico

Para organizar todo o SEB, são necessárias regras e processos bem definidos, para isso temos as principais instituições que atuam em sintonia no setor elétrico, que são:

  • CNPE: Conselho Nacional de Política Energética
  • CMSE: Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico
  • MME: Ministério de Minas e Energia
  • EPE: Empresa de Pesquisa Energética
  • ONS: Operador Nacional do Sistema Elétrico
  • ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica
  • CCEE: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Em 2004 (implantação do Novo Modelo do Setor Elétrico), a formulação de políticas para o setor de energia elétrica foi mantida por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), com assessoramento do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e do Congresso Nacional.

Os instrumentos legais criaram novos agentes, um deles é a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também vinculada ao MME. Outro é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que opera o mercado de energia.

Em contrapartida, o Novo Modelo do Setor Elétrico preservou a Aneel, agência reguladora, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por coordenar e supervisionar a operação centralizada do sistema interligado brasileiro.

Para acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional, além de sugerir das ações necessárias, foi instituído o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), também ligado ao MME.

Então temos a seguinte formação:

Instituições de energia

Papel das Instituições

As instituições de energia atuam para garantir o fornecimento de energia elétrica no Brasil. Vamos explicar a vocês a função de cada uma.

  • CNPE: Formula políticas e diretrizes para o setor energético e identifica as soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica. É um órgão presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia e diretamente vinculado à Presidência da República.

 O CNPE é também responsável por revisar periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do país (uso de gás natural, do álcool, outras biomassas, do carvão e da energia termonuclear).

Além disto, o CNPE estabelece as diretrizes para a importação e a exportação de petróleo e gás natural.

  • MME: Atua na formulação e implementação de políticas públicas (órgão do governo federal) para o setor energético, de acordo com as diretrizes do CNPE.

O MME também é responsável por estabelecer o planejamento no setor energético nacional e garantir a segurança do suprimento do setor para todos            em casos de desequilíbrio entre oferta e demanda.

  • EPE: Realiza estudos e pesquisas para definição da Matriz Energética e subsidia o planejamento da expansão do setor elétrico (geração e transmissão). É também ligada ao MME.

Além disso, a EPE também realiza análises de viabilidade técnico-econômica e socioambiental de usinas e é responsável pela obtenção da licença ambiental prévia para aproveitamentos hidrelétricos e de transmissão de energia.

Quer saber mais sobre a EPE? Temos um post aqui no blog explicando mais detalhado!

  • ONS: Instituição responsável por operar, supervisionar e controlar a geração de energia elétrica no Sistema Integrado Nacional – SIN e por administrar a rede básica de transmissão de energia elétrica no Brasil.

O ONS prevê possíveis problemas de redução de falta de energia. Também, garante o atendimento dos serviços de carga, otimização de custos e a garantia da confiabilidade do sistema.

Outra responsabilidade desta instituição é a definição das condições de acesso à malha de transmissão em alta-tensão do país.

  • CCEE: Viabiliza a comercialização de energia. Dentre suas atividades, está a administração de contratos, realização da liquidação do mercado de curto prazo.

Da mesma forma, a CCEE é responsável pela execução de leilões de comprar e venda de energia. Ela também determina a falta ou sobra (débitos e créditos) dos agentes de mercado e realiza a liquidação financeira.

Lembrando que todas as operações são regidas por regras e procedimentos.

Vem ver aqui neste post um pouco mais sobre a CCEE!

  • ANEEL: Regula e fiscaliza a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica buscando o equilíbrio de mercado. Ela é responsável pelas regras do fornecimento de energia.

A ANEEL também implementa as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos.

Outra função da ANEEL é zelar pela qualidade dos serviços prestados, pela universalização do atendimento e pelo estabelecimento das tarifas para os consumidores finais, sempre preservando a viabilidade econômica e financeira dos agentes e da indústria.

Além disto, é responsabilidade da ANEEL (direta ou indiretamente) a promoção de licitações na modalidade de leilão para a contratação de energia elétrica pelos agentes de distribuição do SIN.

Também temos um post aqui falando só sobre a ANEEL!

FUNÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENERGIA EM 3 PALAVRAS

Claro, para simplificar a vida de vocês, fizemos um esquema bem fácil definindo em 3 PALAVRAS o que cada instituição faz!

Instituições de energia em 3 palavras

Me conta se gostou dessas informações!

E se quiser ficar por dentro do Mercado de Energia, acesse aqui o melhor overview do setor!

Abraços e até a próxima!

Joi e Equipe Energês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).