Fala Energista!

Estamos vivendo um momento bem delicado e neste post vamos falar um pouco sobre os impactos da pandemia no setor fotovoltaico.

Nesse post, você vai aprender tudo sobre:

  • As funções do integrador de energia solar;
  • Problemas devido à pandemia no setor fotovoltaico;
  • Problemas que os integradores estão enfrentando durante a pandemia;
  • Dicas para melhorar seu negócio como integrador na pandemia;
  • Perspectivas para o mercado de energia solar;

Papel do Integrador de Energia Solar

O integrador de sistemas fotovoltaicos apresenta a solução completa à um cliente que deseja implantar um sistema de energia solar fotovoltaica na modalidade de Geração Distribuída, portanto precisa ter entendimento técnico do produto, noção empresarial do processo e conhecimentos nos custos e margens envolvidos em cada etapa do projeto e implantação para seu cliente final.

Ele faz a conexão entre as distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos e os clientes interessados na tecnologia. O integrador também divulga a tecnologia para conhecimento da sociedade e atrair possíveis clientes.

Ele possui 5 funções básicas nos processos de entrega do sistema de energia solar ao cliente final:

  1. Prospecção e Venda
  2. Projeto de Sistemas Fotovoltaicos
  3. Homologação e Regularização do Sistema
  4. Instalação dos Sistemas Fotovoltaicos
  5. Pós-venda e, em alguns casos, operação e manutenção.
integrador fotovoltaico

Prospecção e Venda

A prospecção e venda do negócio está relacionada a função estratégica. É durante esta etapa que se estabelece o contato e o relacionamento com o potencial cliente.

Neste primeiro momento, é importante o conhecimento e divulgação da tecnologia dos sistemas solares para garantir um produto adequado ao seu cliente final. Aqui a viabilidade é analisada e comprovada. Este processo de venda técnica leva um tempo de 1 semana a 3 meses.

Dimensionamento e Projeto do Sistema Fotovoltaico

O segundo passo é iniciar o dimensionamento e projeto do sistema fotovoltaico após o fechamento do negócio com o cliente final. Ou seja, nesta etapa, o integrador, através de um responsável técnico, deve avaliar cada detalhe e particularidade local para projetar o sistema corretamente.

Homologação e Regularização do Sistema

Fica a cargo do integrador a função de homologar e regularizar o projeto e instalação do sistema fotovoltaico, através de profissionais técnicos habilitados.

É nesta etapa que acontece o envio/tramitação dos documentos a todos os envolvidos no processo de regularização do sistema: Distribuidora, CREA, órgãos ambientais, etc.

Instalação do Sistema Fotovoltaico

A instalação dos sistemas é o momento de entrega ao cliente.

O integrador através de sua mão-de-obra ou de terceiros é o responsável por toda a parte de execução do projeto fotovoltaico (estruturas e parte elétrica), de acordo com o projeto realizado pelo engenheiro e sempre respeitando as recomendações das normas vigentes.

Pós-venda

Por final, o integrador também é responsável pelos serviços de pós-venda e, como monitoramento do sistema e acompanhamento da compensação de créditos e, em alguns casos, a operação e manutenção (limpeza, manutenção preventiva e corretiva) do sistema instalado.

Agora que sabemos as principais funções do integrador, vamos analisar como está sendo o mercado fotovoltaico e os impactos sofridos.

Pandemia no setor fotovoltaico

A crise ocasionada pelo coronavírus gera incertezas para todos os setores do mercado fotovoltaico, sejam eles produtivos ou prestadores de serviços.

O vírus tem alterado as práticas de mercado e o comportamento do consumidor. Além disso, as ações paliativas para minimizar a proliferação do vírus vêm afetando diretamente as relações comerciais com os períodos de quarentena e a adoção do trabalho home-office.

Para combater este cenário, os profissionais precisam se reinventar para manter os negócios ativos.

De acordo com uma pesquisa da Greener realizada no período de adaptação às novas normas da pandemia (março/20) com 541 empresas da área, já foram observadas mudanças no segmento:

  • 71% dos participantes alegaram ter perdido um negócio (desistência ou adiamento)
  • 83% notaram uma redução do número de interessados em adquirir sistemas fotovoltaicos
  • 50% afirmaram ter sofrido impactos no aumento dos custos dos equipamentos (alta do dólar)
  • O Caixa da empresa é o principal fator de preocupação
  • 70% das empresas já operam em home-office
  • 19% das empresas pretendem implementar o home-office em parte ou na totalidade

O integrador está sofrendo impactos?

Sim! A Greener também estratificou a pesquisa por ramo de atuação. A imagem abaixo mostra as principais preocupações e impactos no ramo de atuação da Integração (Comercial e Industrial de grande porte e Residencial e Comercial de pequeno porte).

Integração Residencial e Comercial de grande porte

Integração Residencial e Comercial de grande porte na pandemia
Fonte: Greener

Integração Comercial e Industrial de grande porte

Integração Comercial e Industrial de grande porte
Fonte: Greener

Em ambos os tipos de integração, conseguimos perceber que o maior impacto é o aumento dos custos dos equipamentos fotovoltaicos. Vamos falar mais um pouco sobre eles.

Impactos na integração

Os primeiros efeitos sentidos pelo setor tiveram relação com as restrições na fabricação e embarques de componentes da China, maior produtor global de equipamentos fotovoltaicos e foco do primeiro surto do coronavírus.

Na pesquisa da Greener (gráficos acima), foram apresentados alguns impactos no setor de integração. Aqui vamos explicar um pouco sobre eles.

  • Impactos na demanda: são problemas relacionados à redução da demanda, ou seja, perda do negócio por desistência ou adiamento. Esta perda está diretamente relacionada aos problemas cambiais (aumento do dólar e consequentemente aumento dos custos dos equipamentos)
  • Logística e abastecimento: Apesar da produção estar sendo retomada (principalmente na China), possíveis restrições logísticas são apontadas pelos fabricantes consultados (por exemplo, a dificuldade de aquisição dos kits, módulos, inversores e estruturas fotovoltaicas)
  • Impacto cambial: O incremento dos custos dos equipamentos decorrentes da relevante desvalorização cambial (superior a 25%). Foi o impacto mais mencionado para a maior parte dos ramos de atuação.
  • Dificuldade de conexão na rede: atrasos burocráticos com as distribuidoras ou falta de trabalhadores disponíveis na instalação.
  • Afastamento de membros da equipe: seja por diminuição do caixa da empresa ou por questões de suspeitas de contaminação com vírus
impactos do covid-19 no setor fotovoltaico

Como faço para melhorar meu negócio? Dicas para vocês!

Não se preocupe, energista! A pior fase já passou, agora é hora de dar a volta por cima.

Separamos algumas dicas para vocês enfrentarem esta fase e traçar novo planos!

  1. Mantenha uma gestão financeira equilibrada. Mapeie os custos fixos e variáveis da empresa, buscando mitigar gastos. Identifique os principais riscos e trace alternativas para resolver!
  2. Fortaleça seu time! Durante a pandemia os eventos online estão mais em alta do que nunca! Aproveite o período para participar dos eventos, fazer treinamentos e qualificações da equipe (há muitos gratuitos na internet).
  3. Negocie condições de pagamentos e prazos com seus clientes e não os deixe de lado! Este é o melhor momento para continuar apresentando os benefícios do seu produto e as vantagens do equipamento.
  4. Antecipe e verifique com seu fornecedor eventuais problemas de abastecimentos que ele possa ter.
  5. Garanta a segurança e saúde da sua equipe, seguindo as recomendações das autoridades e se possível, trabalhe de home-office.
dicas para melhorar o negócio na pandemia

Cenário futuro para energia solar

Estamos vivendo um período atípico e que traz muitos impactos devido à pandemia.  Porém, o mercado solar brasileiro apresentou crescimento no primeiro semestre do ano, comparado com 2019.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país registrou 74.428 novas instalações até o dia 25 de junho, somando uma potência de 898 Megawatts (MW).

O volume representa um aumento de 70% da capacidade instalada no mesmo período do ano passado, enquanto o número de sistemas cresceu mais de 75%.

Após a queda abrupta das vendas sofrida no início da pandemia, o mercado agora inicia uma gradual recuperação, com mais consumidores interessados na solução da energia solar.

Agora você sabe como superar este momento tão delicado que estamos vivendo!

Vamos juntos!

Me conta se gostou dessas informações!

Abraços e até a próxima!

Joi e Equipe Energês

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).