COMO FUNCIONAM OS RECs - ENERGÊS
Menu fechado

COMO FUNCIONAM OS RECs – CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Fala Energista!!

Recebo muitos questionamentos se meus cursos possuem certificados. E hoje decidi falar sobre outro tipo de certificação: OS RECS! OS CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL!

Bora lá?

O primeiro passo antes de saber o que são os RECs, é entender o SIN.

Em linhas gerais, o Sistema Interligado Nacional é o sistema elétrico que conecta os geradores e os consumidores de energia. Para saber mais sobre o SIN acesse aqui.

Nesse sentido, a energia que chega ao consumidor pode ser proveniente de várias fontes. Ou seja, depois da injeção de energia das usinas no SIN já não há como saber de qual fonte de energia aquela eletricidade veio.

Então, com a crescente preocupação de grandes empresas com um consumo de energia mais sustentável, a importância de saber que o consumo vem de fontes renováveis é cada vez mais importante.

Sendo assim, é necessário um sistema de contabilização que controla a entrada e a saída de energia das fontes renováveis.

Os RECs auxiliam nisso, pois o montante e a produção de energia de uma geradora que pode emitir RECs se destina para os consumidores que adquiriram esta certificação.

O QUE É UM REC?

REC – Renewable Energy Certificates são Certificados de Energia Renovável. O objetivo deste certificado é rastrear a geração de energia renovável em qualquer lugar do mundo.

Em suma, cada REC representa a injeção de 1MWh no SIN por meio de uma fonte de energia renovável certificada.

Portanto, quando um consumidor adquire um REC, ele se torna exclusividade do proprietário. Ou seja, ninguém mais poderá utilizar aquele Certificado de Energia Renovável.

O REC funciona como um carimbo simbólico na eletricidade que entra no SIN, assim o Certificado de Energia Renovável permite dizer que o consumidor comprou energia de um cliente específico.

Para melhor entender, vou fazer uma analogia com uma fábrica.

Se por exemplo minha fábrica produz camisas. Ao final de cada mês sempre obtemos uma produção de 3 mil camisas.

O pedido mínimo que disponibilizamos para os clientes são de 1000 camisas.

Então:

– Se 1 camisa equivale à 1kWh, e tenho 3000kWh, logo produzi 3MWh;

– Então, se cada pedido mínimo de 1000 camisas é um REC, tenho 3 certificações;

Assim, consigo disponibilizar os meus 3 pedidos mínimos para um ou mais clientes. Melhor dizendo, tenho 3 RECs disponíveis para compra.

1 p09sq0d1wtaruu1kpt38zrhkc6lu1kbhqoczovlgnk - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Compreendendo isso, você deve estar se questionando: Joi, mas qualquer um pode obter REC?

QUERO EMITIR CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Primeiramente, para emitir um certificado de energia renovável, é necessário que usina produza energia renovável.

A partir disso será necessário que a usina passe por um processo criterioso de registro. Aqui no Brasil a certificadora responsável por este processo é o Instituto Totum.

Uma vez que a usina consegue a aprovação para emitir RECs, passa a fazer parte da plataforma i-Rec Standard. É por esta plataforma que a usina poderá emitir seus Certificados de Energia Renovável.

Contudo, a liberação dos certificados só acontece quando a usina comprovar que gerou a 1 MWh de energia em um determinado período (normalmente um mês).

Após a auditoria do Instituto Totum, a usina passa a emitir um REC para cada geração de 1MWh na rede.

2 p09sr10rbcoyfmkbrqxp708ji7l5drd0vpsxeo33ww - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

REC Brazil

Para alguns clientes, o que importa é apenas a certificação. Porém, para outros é essencial saber se o REC que vai adquirir terá outras parametrizações de sustentabilidade.

É aí que entra outra certificação: o REC Brazil.

Este por vez, qualifica a usina em relação aos critérios dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODS - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Assim, a empresa que compra os RECs sabe quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aquela usina atende: incentivo à educação, preservação da fauna e flora, preservação dos rios e mares, redução da pobreza, dentre outros.

Chamamos este Certificado de Energia Renovável de REC com garantia de sustentabilidade.

Contudo, para receber o Certificado de Energia Renovável REC Brazil, é necessário que a usina atenda a pelo menos 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O SISTEMA I-REC NO BRASIL E NO MUNDO

Agora que entendemos o que é um Certificado de Energia Renovável, vamos entender como funciona o sistema e as funções de cada um de seus participantes.

Estrutura do I-REC

Para a implementação em qualquer país, o Sistema I-REC possui regras padrão para o rastreamento da energia renovável, portanto, estas funções são comuns em todos os países em que o certificado está disponível.

Participante: Qualquer organização que pretende negociar ou manter RECs. Para isso, é necessário ter pelo menos uma conta no registro I-REC, para “guardar” os Certificados de Energia Renovável.

Existem dois tipos de contas para I-RECs, Conta Comercial e Conta de aposentadoria. A diferença entre as duas é que uma vez que se move um I-REC para uma conta de aposentadoria, não há mais como negociá-lo entre os participantes.

Ou seja, o certificado de energia renovável quando vai para uma conta aposentadoria permanecerá lá, em nome do proprietário desta conta, definitivamente.

Registrante: Se trata da unidade geradora que solicita a emissão de RECs em seu nome ou agente que solicita o registro de diferentes usinas de energia renovável. O Registrante não precisa possuir conta no sistema I-REC, mas ele pode ser um Participante também.

Emissor: O Emissor tem como função registrar usinas de energia renovável no sistema e garantir que a emissão dos Certificados de Energia Renovável esteja de acordo com o padrão do sistema.

3 p09stdm8efwrgj5g1ri4few0yw06miov7cimlklocw - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

CRIAÇÃO E COMPRA de RECs

Em resumo, para a criação de um Certificado de Energia Renovável, é necessário que a usina de energia renovável tenha registro no Sistema I-REC. É possível realizar este registro através do proprietário da usina ou por um terceiro que atua como Registrante.

Com isso, a produção de energia da usina passará pela verificação do órgão emissor dos Certificados de Energia Renovável, comprovando a adequação daquela energia aos padrões.

Contudo, antes da emissão do REC, é necessário que uma comprovação daquela geração por terceiros. No Brasil por exemplo, esta evidência pode vir através do ONS ou até mesmo a distribuidora na qual a usina se conecta.

Por fim, para designar corretamente o REC ao participante (consumidor) que deseja obter o certificado, o Registrante da usina deve informar em qual conta o certificado será emitido.

Sendo assim, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode comprar Certificados de Energia Renovável.

Em outras palavras, qualquer corporação, empresa, organização sem fins lucrativos ou indivíduo preocupado com sua emissão de carbono pode comprar RECs, para garantir que sua eletricidade seja proveniente de energia renovável.

Nesse sentido, estes RECs podem movidos e negociados entre as contas comerciais dos Participantes do sistema. Contudo o certificado estará presente em somente uma das contas.

Negociar e comprar Certificados de Energia Renovável p09tpr63t08bd04ezrbib8rlkofbr780zlgpooli1c - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

NEGOCIAÇÃO DE CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Como comentei anteriormente uma vez que o certificado de energia renovável é movido para uma conta de aposentadoria, o certificado não pode mais ser movido ou negociado.

Como via geral, RECs podem ser transacionados dentro de um mesmo sistema interligado fisicamente ou em localidades com mesmos marcos regulatórios.

Nesse sentido, empresas paraguaias poderiam adquirir RECs gerados no Brasil, dada a interconexão física que existe entre esses dois países.

Porém, existem casos de RECs que não possuem conexões físicas e nem regulatórias entre os mercados, e que ainda ocorre a transação.

Cada REC tem uma “data de nascimento”, com mês e ano em que aquela energia foi gerada. Tem sua origem/localização, tipo de fonte/tecnologia de geração e fator de emissão de gases de efeito estufa. Isso permite que cada REC seja avaliado para a melhor compra.

CRESCIMENTO DO I-REC NO BRASIL

No Brasil, conforme o Instituto Totum, as certificações vêm crescendo ano à ano. No final de 2018, 53 usinas conseguiram o registro e no ano de 2020 já são 110 usinas.

Em 2018, foram emitidos 338 mil Certificados, somando os I-RECs padrões e os I-RECs com chancela REC Brazil.

Em 2019, esse número foi de 2,5 milhões, sendo que aproximadamente 3 em cada 4 certificados emitidos são de fonte eólica.

De janeiro à julho deste ano, a comercialização de RECs  Brazil foi em cerca de 664 mil, contra cerca de 73 mil no mesmo período do ano anterior. A estimativa para 2020 é chegar em 5 milhões de Certificados de Energia Renovável!!

Os crescimento dos certificados no Brasil é recente. Mas por exemplo, nos Estados Unidos e na Europa, isso já é uma realidade à anos. Ao todo mais de 15 milhões de RECs já foram emitidos pelo mundo.

Emissão de Certificados de Energia Renovável no Brasil p0webs0yh20d727aymsimmbj53axyxfkr9ga67euve - COMO FUNCIONAM OS RECs - CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Você pode consultar esses dados aqui: Fonte: Instituto Totum. 

No site do Programa REC Brazil e do Instituto Totum.

É possível ter informações sobre todo o processo e como é feita a compra e venda dos RECs, de acordo com as legislações vigentes.

Agora que você entendeu mais sobre os RECs, compartilha esse post nas suas redes sociais e me conta o que achou do seu novo aprendizado =D

Se você quiser fazer parte da maior comunidade de Energia do Brasil, não perca tempo, acesse aqui e transforme sua carreira em Energia!

Joi e Equipe Energês

Siga-nos e compartilhe a informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?