Entenda tudo sobre energia solar fotovoltaica no horário reservado
Menu fechado

TUDO SOBRE ENERGIA SOLAR NO HORÁRIO RESERVADO

Olá Energista!

Ultimamente, muitas pessoas quando fazem projetos de energia solar fotovoltaicos em fazendas se deparam com um consumidor que possui horário reservado (também chamado de horário especial). E diante disso, não sabe como proceder com o projeto.

horário reservado fotovoltaico 280x300 - TUDO SOBRE ENERGIA SOLAR NO HORÁRIO RESERVADO

Você já ouviu falar sobre o horário reservado?

Hoje vou te explicar direitinho como esse tipo de horário funciona e tirar todas as suas dúvidas na hora do dimensionamento.

O QUE É O HORÁRIO RESERVADO

De antemão, também é conhecido como horário especial ou período reservado. É um desconto aplicado às unidades consumidoras do grupo A, da subclasse rural irrigante ou aquicultura.

O objetivo é incentivar o uso da tecnologia de irrigação/aquicultura ao mesmo tempo que se promove o consumo de energia elétrica em horários de baixa demanda, como o período noturno.

De um lado, os consumidores conseguem reduzir o custo operacional do seu sistema e aumentar a produtividade. Do outro lado, o sistema elétrico atenua a sazonalidade diária da carga total.

Para tanto, o horário reservado é o período de 8h30min do dia que abrange toda a madrugada, em que a carga destinada à irrigação ou aquicultura recebe um desconto na tarifa de acordo com a região em que se localiza e o grupo tarifário a que pertence. A REN nº 414/2010, nos Arts. 53-J, 53-L, regulamenta esse desconto.

E quais são os equipamentos que dão direito ao benefício?

Eles são beneficiados de acordo com a sua classificação:

Irrigação: motores utilizados no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo mediante o uso de técnicas específicas e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.

Aquicultura: motores utilizados no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais.

Lembrando que: nas modalidades tarifárias do Grupo A (consumidores do grupo A apresentam tensão de ≥ 2,3 kV), aplicam-se os horários de ponta e fora ponta.

consumidor grupo A horário reverdado 300x209 - TUDO SOBRE ENERGIA SOLAR NO HORÁRIO RESERVADO

Ademais, a tarifa no horário reservado possui desconto, mas ela pertence ao posto tarifário FORA PONTA.

Mas então Joi, vale a pena dimensionar um sistema de energia solar fotovoltaico para o horário reservado?

Vem comigo que vou te explicar direitinho a seguir.

VIABILIDADE NO HORÁRIO RESERVADO

A energia solar fotovoltaica acontece praticamente no horário de fora ponta, já que sua geração ocorre no período do dia, certo?

Então, os créditos são compensados, primeiramente no mesmo posto tarifário em que foram gerados.

Logo após, com o fator de ajuste, ocorrerá a compensação dos créditos nos postos diferentes.

Ou seja, 1º os créditos serão compensados Fora Ponta e, logo depois, na sequência do horário reservado. Após, a compensação ocorre no horário de Ponta.

>> Se quer conhecer mais sobre compensação de créditos de energia, acesse o post AQUI <<

Assim, em virtude da tarifa muito baixa no horário reservado, a questão é se há viabilidade para dimensionar um sistema de energia solar fotovoltaico?

Dimensionar um sistema de energia solar fotovoltaico para compensar todo consumo desses consumidores pode prolongar o payback, já que a tarifa é muito baixa!

Agora, se você dimensionar um sistema de energia solar para abater o consumo fora ponta (com tarifa cheia), exceto horário reservado, se torna mais viável!!

viabilidade horário reservado 300x260 - TUDO SOBRE ENERGIA SOLAR NO HORÁRIO RESERVADO

Atenção!

Desde janeiro de 2019 os descontos para produtor rural na conta de energia elétrica começaram a diminuir gradativamente e possivelmente chegarão a zero até 2023.

É o que está valendo após a assinatura do Decreto Presidencial (decreto Nº 9.642) de dezembro de 2018.

O objetivo do decreto é reduzir os descontos concedidos à tarifa de energia elétrica nos próximos cinco anos. O decreto retira, gradualmente (20% ao ano), o desconto que é dado a todas as unidades de consumo classificadas como rurais.

Os dois grupos de consumidores rurais classificados em grupo A (Alta Tensão) e grupo B (Baixa Tensão) possuem descontos de 10% e 30% na tarifa básica de energia elétrica, respectivamente.

Tal desconto possivelmente vai zerar até 2023. Porém, o desconto para irrigação e aquicultura no horário reservado vai permanecer, pois eles não foram afetados pelo decreto e continuam válidos, uma vez que são garantidos pela Lei nº 10.438, de 2002.

Entretanto, estes produtores não podem acumular com o desconto na tarifa básica para ambos os grupos.

Os clientes do Grupo A continuam com o desconto de 70% a 90% na tarifa referente ao horário reservado (período noturno). O desconto para o restante do dia que, atualmente, é de 10% será reduzido para 8% em 2019.

Os clientes do Grupo B mantêm o desconto de 60% a 73% na tarifa referente ao horário reservado, porém perdem a acumulação do desconto da classe rural. O desconto da classe rural para o restante do dia que, atualmente, é de 30% será reduzido para 24% em 2019.

Então, quer se aprofundar mais e se tornar um expert no Mercado de Energia??

Clique aqui e participe do nosso curso!

Siga-nos e compartilhe a informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?