O que é uma Comercializadora de Energia - ENERGÊS
Menu fechado

O QUE É UMA COMERCIALIZADORA DE ENERGIA

Comercializar energia é uma atividade comum no setor elétrico, porém para quem não está familiarizado com a área, a palavra “comercializadora” pode gerar dúvidas. Se você gostaria de saber o que é uma comercializadora e o que ela faz, acompanhe este artigo.

No mercado livre de energia, as comercializadoras podem vender e/ou comprar energia de consumidores, geradores e outras comercializadoras. Assim como os demais agentes – todos podem comercializar com todos, sendo que para consumidores a venda ocorre por meio de cessão de contratos.

No mercado regulado, as comercializadoras também podem ofertar eletricidade nos leilões promovidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Nesse contexto, as comercializadoras têm como principal objetivo solucionar problemas da contratação de energia elétrica, provendo mais eficiência nas transações entre vendedores e compradores.

As comercializadoras adquirem a energia de diferentes fornecedores, criando um portfólio diversificado de produtos a serem ofertados aos consumidores e outros agentes compradores.

Então, bora lá conhecer mais sobre as comercializadoras de energia.

QUAL A FUNÇÃO DA COMERCIALIZADORA DE ENERGIA?

Como em qualquer mercado, os interesses entre vendedores e compradores divergem. Nesse ambiente acontece também: os geradores querem vender a energia por preços maiores e prazos mais longos, enquanto os consumidores buscam comprar por preços menores e volumes que sejam ajustados com a sua demanda.

Assim, as comercializadoras de energia que também fazem a gestão, desempenham as seguintes atividades:

  • Migração ao mercado livre de energia: realiza o processo de análise de viabilidade econômica, adesão na CCEE;
  • Representação do agente junto à CCEE: registro de contratos na CCEE, acompanhamento da contabilização e liquidação e disponibiliza relatórios;
  • Gerenciamento de contratos de energia: acompanha se todas as cláusulas contratuais celebradas entre as partes estão sendo cumpridas;
  • Estratégias de compra e venda energia: de acordo com projeções, estudos e análises do mercado;
  • Acompanhamento regulatório do setor elétrico: a fim de dar suporte caso alguma alteração regulatória cause impacto nas operações do mercado livre;
  • Monitoramento da medição: seja do consumo ou geração de energia;
  • Monitoramento de mercado: formação de preços, variações, oferta e demanda;
  • Monitoramento das condições climáticas: previsões de precipitação e vazões, por exemplo, são determinantes para formação de preço.
  • Comercialização de energia: compra e venda de energia.

Além dessas operações as comercializadoras de energia têm maior capacidade para antecipar movimentos da curva de preços indicando as oportunidades de mercado para os clientes.

RESPONSABILIDADES DA COMERCIALIZADORA DE ENERGIA

As comercializadoras de energia, realizam estudos técnicos e de viabilidade para uma empresa que deseja migrar para o mercado livre de energia.

Bem como estudam o mercado para leilões de energia, analisam o mercado e percebem como estão posicionados.

E uma terceira responsabilidade que também possuem é a análise regulatória, já que a empresa de energia possui um contato grande com o governo.

Viu só? As comercializadoras têm uma variedade de serviços que conduzem e desenvolvem no mercado livre, pensando na eficiência das transações entre vendedores e compradores de energia.

Para conhecer mais sobre o Mercado Livre de Energia, acesse nosso Curso de Mercado de Energia e se torne um especialista no assunto.

Até a próxima!
Joi e equipe

Siga-nos e compartilhe a informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco
Olá 👏
Como posso lhe ajudar?