Fala Energista! Hoje vou te mostrar 6 mitos do Mercado Livre de Energia.

Vou provar que o ML pode ser uma alternativa interessante ao mercado tradicional – denominado como Mercado Cativo – que é, por definição, a forma como a energia costuma ser contratada.

No entanto, a transição para o Mercado Livre é limitada para alguns consumidores. É burocrática e requer bastante estudo para entender se há benefícios para cada empresa.

Diante disso, alguns consumidores ainda têm inseguranças quanto a este ambiente de contratação de energia.

Cabe aos profissionais do setor de energia, desmitificar as questões que causam insegurança em quem deseja fazer a migração.

Quer saber alguns mitos do Mercado Livre de Energia? Bora lá então!

1 - Ao migrar para o mercado livre de energia o consumidor deixa de ter relação com a distribuidora

MITO!

De antemão, a distribuidora continua sendo responsável pelo transporte de energia (popularmente chamado de fio). Assim, o consumidor vai precisar pagar uma fatura referente ao transporte da energia para a distribuidora, o contrato será o CUSD (Contrato de uso do sistema de distribuição).

Veja aqui o que o consumidor livre paga.

2 – Os preços de energia são muito voláteis no mercado livre

MITO!

No mercado livre o preço de curto prazo (venda e compra de sobra e déficits) tem maior volatilidade, o que raramente acontece com valores de contratos de médio (2 a 4 anos) e longo prazo (aproximadamente 10 anos).

Aliás, os contratos mais longos têm um valor pré-determinado e com isso, é possível garantir aderência ao orçamento desejado de consumo de energia elétrica.

3 – Os consumidores do ML só fazem contratos de curto prazo

MITO!

Primeiramente, o mercado spot (curto prazo) é exceção. Pois, a maioria da energia contratada no ambiente livre é para contratos com vigência de médio e longo prazo. O mercado de curto prazo é utilizado, principalmente para sobras e déficits de energia.

4 – No ML o consumidor tem mais riscos de ficar sem energia

MITO!

A entrega física da energia permanece a mesma, tanto para o ambiente regulado quanto livre. Então a distribuidora ainda é responsável pela entrega da energia, assim, os riscos de ficar sem energia continuam os mesmos do mercado cativo.

5 – O mercado livre de energia tem muitos riscos e não tem regras e regulamentação claras

MITO!

O Mercado livre é seguro e regulamentado pelos mesmos órgãos que regulam o mercado cativo: A ANEEL, a CCEE e o ONS. Conheça aqui os agentes da CCEE e do mercado livre.

6 – No mercado livre preciso pagar todo o montante de energia que eu contratei de uma vez só

MITO!

Isso não vai mudar, ou seja, primeiro o consumidor irá usar a energia, e na sequência a gestora irá contabilizar, fazer as operações e será emitida apenas uma fatura para a energia consumida mensalmente, e outra fatura para a distribuição, também mensal.

Tudo estritamente relativo ao volume de energia que o consumidor consumiu em cada mês.

Agora você já sabe esses mitos do Mercado Livre com certeza atuará no setor com mais confiança.

E Energista… Quer descobrir como atuar no Mercado Livre de Energia? Conheça nosso curso de mercado de energia.

Até breve.
Joi e Equipe Energês.

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).