A Empresa de Pesquisa Energética – EPE foi criada em 2004, com o objetivo de prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas ao planejamento do setor energético, melhor dizendo, estudos e pesquisas nas áreas de Energia Elétrica, Economia de Energia, Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Estudos Socioambientais.
O Escritório Central da EPE funciona na cidade do Rio de Janeiro.
A EPE é classificada como uma empresa pública federal, 100% dependente do Orçamento Geral da União.
Como a EPE desenvolve estudos técnicos e consolida bases de informações e estatísticas energéticas, ela tem uma estreita articulação (“parceria”) com os seguintes órgãos, instituições e agências reguladoras:
– Ministério de Minas e Energia – MME
– Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS
– Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE
– Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
– Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis – ANP
– Agência Nacional de Águas – ANA
Por exemplo, há estudos dos Planos Decenais de Expansão (PDE), Planos Nacionais de Energia (PNE) e Anuário Estatístico de Energia Elétrica são desenvolvidos pela EPE para subsidiar o MME a partir de análises integradas do contexto energético.
Há também PET/PELP – Programa de Expansão da Transmissão/Plano de Expansão de Longo Prazo, que contém todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), para análises da Aneel e da ONS.
Além dos diversos estudos, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, também proporciona uma ferramenta do setor energético brasileiro que seja acessível à sociedade. É o Sistema de Informações Geográficas dos Estudos do Planejamento Energético Brasileiro.
Batizado de WEBMAP EPE, a ferramenta permite os usuários fazerem consultas, medições, visualizações e zooms a partir de uma base de dados georreferenciados dos seus planos anuais e de dados mensais do consumo de energia.
Com o WEBMAP EPE é possível localizar as usinas hidrelétricas, eólicas, solares; as linhas de transmissão; os campos de petróleo, de gás; termelétricas, subestações de energia e unidades de biocombustíveis espalhadas pelo território nacional. Além disso, o usuário pode relacionar essas informações com temas transversais como o Meio Ambiente, especialmente em relação a áreas protegidas, constituídas por unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.
A imagem abaixo mostra um pouquinho do WEBMAP e as várias categorias de sistemas que podemos visualizar:
Dá pra ver como a EPE é imprescindível no mercado de energia do Brasil! Para acessar o WEBMAP EPE e entender visualmente um poucos dos seus estudos, acesse aqui.
Outro interessante estudo, é o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, onde é apresentado o consumo de energia por setores, regiões, por tipo de consumidor (livre ou cativo) e subsistemas. ACESSE AQUI O ANUÁRIO
Aliás, como a EPE tem uma série de atividades, a mesma decidiu promover uma transparência e uma aproximação com a sociedade, por meio de arquivos.
A Série “O Papel da EPE” tem dois volumes que basicamente resumem suas funções:
I – Importância do Planejamento energético (estudos) na viabilização de um mercado competitivo, dinâmico e que garanta a segurança do suprimento.
II – Importância da Coleta/produção, consolidação e disponibilização pública de dados básicos, informações e estatísticas energéticas.
Para conhecer A Série “O Papel da EPE”, clique aqui.