O que é Biogás de Aterro?

Hoje vou sanar a dúvida que mais recebi nos últimos dias: Joi o biogás de aterro tem o que de diferente?

À primeira vista o parece ser distinto dos demais. Entretanto, o que difere o das demais alternativas de geração em biogás (ex. com dejetos suínos, rejeitos orgânicos, esgoto…) é que no aterro não há um biodigestor propriamente dito.

Ou seja, o processo de biodegradação inicialmente ocorre em contato com o ar, diferente do processo hermético dos biodigestores.

Para tanto, neste tipo de processo a primeira fase é a digestão aeróbica, seguindo posteriormente para a digestão anaeróbia.

A primeira, aeróbica, acontece no período de decomposição do lixo no solo, ocorrendo à redução de oxigênio e assim formando a segunda fase.

Depois de depositado em um aterro sanitário, o lixo ou como chamado de resíduos sólido urbano (RSU), começa a sofrer ação imediata de todos os processos químicos, físicos e biológicos desta grande massa.

Em sequência, incluindo também o período de transição entre as fases, ocorre a segunda fase, a anaeróbia. Onde a ação dos microrganismos transformam a matéria orgânica em biogás, chamado biogás de aterro.

Usos do biogás de aterro

O biogás de aterro possui uma menor concentração de CH4 (aproximadamente 40 a 55%) se comparado ao biogás produzido em biodigestores.

Mas isso não quer dizer que não possa ser usado!

O mesmo possui diversos utilizações, como por exemplo:
– Queima em flare para uso em créditos de carbono;
– Venda direta do gás como substituição do gás natural;
– Produção de Energia Elétrica;
– E em menor escala, tem a transformação do biogás em biometano, para utilização em veículos.

Portanto, o biogás de aterro tem suas peculiaridades, porém, cada projeto deve ser avaliado, de acordo com as potencialidades do local.

Termelétrica movida à biogás de aterro (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).