A cogeração é o processo operado numa instalação específica para fins da produção combinada das utilidades calor e energia mecânica a partir da energia disponibilizada por uma fonte primária.
Em outras palavras, ao utilizar um gerador de eletricidade, parte da energia contida no combustível utilizado é transformada em calor e perdido para o meio-ambiente.
A cogeração aproveita esse calor dissipado para produzir por exemplo eletricidade, água quente, vapor, água gelada.
Inicialmente os primeiros sistemas de cogeração instalados ao redor do mundo datam da primeira década do século XX. Nessa época, era comum o próprio consumidor de energia elétrica instalar sua própria central de geração de energia.
Com o avanço da tecnológico surgiu um maior apoio das grandes centrais (hidrelétricas e termelétricas). E os sistemas de cogeração foram então, gradualmente, perdendo participação no mercado.
Atualmente, com novas ações de eficiência energética, essa tendência vem se fortalecendo. As vantagens da cogeração vão além de aproveitar a energia que seria desperdiçada.
Nesse sentido, dependendo do combustível utilizado (por ex. gás natural) temos uma fonte de energia contínua e limpa. Isso contribui para diminuir os níveis de poluição no ambiente.
Além disso, a autossuficiência energética, a redução dos custos operacionais e produtivos gerada para o estabelecimento é de extrema confiança.
Geralmente os combustíveis utilizados para esse processo são o gás natural e a biomassa (cana de açúcar, cavaco de madeira, licor negro, lixo…).
A figura abaixo representa os processos de conversão de cogeração. O calor residual pode ser enviado para uma caldeira de recuperação de calor ou para um chiller por absorção.
USOS DA COGERAÇÃO
Desse forma, o resultado final é calor, frio ou eletricidade. Tal processo é ideal para clientes que possuem grande necessidade de energia elétrica, calor, vapor, água quente ou água gelada. Clientes como por exemplo:
- Indústria Química,
- De Alimentos e Bebidas;
- Petroquímica e Farmacêutica;
- Siderúrgica;
- Shopping Center;
- Centros Comerciais;
- Supermercado;
- Hotel;
- Hospital;
- Lavanderia;
- Clubes Desportivos e Grandes Empreendimentos.
Também é possível trabalhar em processos mais simples. Por exemplo gerar energia e utilizar o calor que seria dissipado para aquecer uma piscina de um condomínio.
Quer se aprofundar mais e se tornar um expert da área de Energias Renováveis?