O que é Molinete Hidrométrico?

Você deve estar se perguntando mas o que tem haver um MOLINETE com a geração de energia?

Calma pessoal, não é um molinete comum de pescaria!
O que estamos falando é do molinete hidrométrico, aquele que faz parte dos estudos de Hidrometria.

Lembra que falamos neste post aqui (O que é a Hidrometria) que a medição é importante para os estudos de implantação e de acompanhamento de (CGH, PCH e UHE).

Na hidrometria, tem-se medições de descargas líquidas diretas e indiretas.
As medições indiretas, são todas baseadas em fórmulas hidráulicas.
Já as medições diretas são aquelas que por meio de instrumentos, determina-se o volume total escoado na seção por unidade do tempo.

Para a medição direta temos alguns métodos. Como por exemplo:
– Com Molinete Hidrométrico;
– Com Flutuadores;
– Com Vertedor;
– Com ADP/ADCP (Acoustic Doppler Profiler / Acoustic Doppler Current Profiler) e;
– Com químicos.

O método mais utilizado é com o molinete hidrométrico. Por isso, hoje você vai conhecê-lo melhor.

Esse equipamento é, hoje em dia, o mais difundido para a medição de vazão (velocidade) devida a sua versatilidade e precisão. Consiste, basicamente, em uma hélice cuja rotação é proporcional à velocidade do líquido.

Geralmente, a hélice é ligada a um sistema de engrenagens que, a cada 1,5 ou 10 voltas, atua num contato elétrico. Isso permite ao operador, na superfície, saber a velocidade do filete que está sendo analisado.

Ao realizar um estudo inicial do potencial hidrelétrico, com o molinete consegue-se analisar qual a vazão do local e qual será a capacidade de geração com aquele volume de água.

Ao manter um acompanhamento com das vazões de descarga líquida de montante e jusante de um empreendimento hidroenergético, consegue-se analisar como está o volume do reservatório, regulando o que está sendo disponibilizado para a geração de energia e o que está sendo destinado para o curso natural do leito do rio.

O molinete hidrométrico verifica então quantos litros de água está passando no canal, alertando para que as estruturas sejam dimensionadas corretamente e garantindo também a vida útil da instalação.

Capturar

Tipos de molinetes existentes:

a = Molinete Stoppani utilizado em seções irregulares;
b = Molinete Ott: recomendado para utilização em águas limpas;
c = Molinete Ott de pás enviesadas: também utilizado para águas limpas;
d = Molinete Dumas – Heyrpic;
e = Micro Molinete Ott;
f = Molinete Amsler de pás com arestas enviesadas;
g = Molinete Ott tipo F, para escoamento oblíquo em torno de 20º;
h = Molinete
Ott tipo A, para escoamento oblíquo em torno de 45º.
Os tipos de a à f são para escoamentos
predominantemente axiais.

molinete
molinete 1

Aliás, Energista, para saber mais sobre energia hídrica vem para a Comunidade Energês. Nela você aumenta seu leque de conhecimento e de possibilidades de atuação no setor.

Para participar acesse o botão abaixo:

Até a próxima!
Joi e Equipe Energês.

6 Comentários

    • Caroline - Equipe Energês

      Olá Fábio, como está?
      O ideal é verificar próximo à sua localidade. Caso não encontre, existem fornecedores espalhados pelo país, basta procurar no google por molinete hidrométrico ou molinete hidrométrico universal que encontrará sites/opções para compra

  1. Katia Góes Macêdo de Oliveira

    Excelente a explicação de vocês sobre o que é Molinete Hidrométrico e quais os tipos existentes. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).