O que é o SIN

Quando pensamos no Brasil e na energia, já pensamos na complexidade que é gerar e distribuir a energia elétrica para toda a população.
O Brasil tem algumas características peculiares no processo de geração e de transmissão, e uma delas é o Sistema Interligado Nacional, como conhecido SIN.

O SIN envolve todo o processo da energia, desde a geração até o consumo.

Atualmente o sistema brasileiro de produção e transmissão de energia elétrica é um hidro-termo-eólico e de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. Por isso, para melhor entendimento o Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas:

  • Sul;
  • Sudeste/Centro-Oeste;
  • Nordeste;
  • Norte (não totalmente)

Todos esses subsistemas são conectados um ao outro por meio de mais de 170 mil km de linhas de transmissão.

Essa interconexão proporciona a transferência de energia entre os subsistemas e possibilita o aproveitamento ou o uso moderado de todas as fontes de energia rede (solar, eólica, hídrica, biomassa…) já conectadas na rede.

Como pode se perceber pela imagem existem linhas contínuas que correspondem a malha de transmissão já existente. E as linhas pontilhadas que é a malha de transmissão projetada para o futuro.

Também percebe-se que na parte da floresta Amazônica ainda não há total interligação. Lá ainda há uma grande predominância de sistemas de geração isolados.

Para acessar o mapa do Sistema de Transmissão – Horizonte 2024 e outros mapas do SIN, clique aqui.

O SIN trabalha em conjunto com ANEEL e com a ONS. Ou seja, as demandas de energia que são estudadas, envolve modelos complexos de simulações que estão sob coordenação e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Portanto, todas essa integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.

Para visualizar as diversas informações do SIN, podemos utilizar o SINDAT. O SINDAT é um aplicativo que integra em um mesmo ambiente, mapas digitais e dados alfanuméricos da Base de Dados Técnica da organização de subestações, linhas de transmissão, usinas, etc.

Para acessar o SINDAT, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).