Quando pensamos no Brasil e na energia, já pensamos na complexidade que é gerar e distribuir a energia elétrica para toda a população.
O Brasil tem algumas características peculiares no processo de geração e de transmissão, e uma delas é o Sistema Interligado Nacional, como conhecido SIN.
O SIN envolve todo o processo da energia, desde a geração até o consumo.
Atualmente o sistema brasileiro de produção e transmissão de energia elétrica é um hidro-termo-eólico e de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. Por isso, para melhor entendimento o Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas:
- Sul;
- Sudeste/Centro-Oeste;
- Nordeste;
- Norte (não totalmente)
Todos esses subsistemas são conectados um ao outro por meio de mais de 170 mil km de linhas de transmissão.
Essa interconexão proporciona a transferência de energia entre os subsistemas e possibilita o aproveitamento ou o uso moderado de todas as fontes de energia rede (solar, eólica, hídrica, biomassa…) já conectadas na rede.
Como pode se perceber pela imagem existem linhas contínuas que correspondem a malha de transmissão já existente. E as linhas pontilhadas que é a malha de transmissão projetada para o futuro.
Também percebe-se que na parte da floresta Amazônica ainda não há total interligação. Lá ainda há uma grande predominância de sistemas de geração isolados.
Para acessar o mapa do Sistema de Transmissão – Horizonte 2024 e outros mapas do SIN, clique aqui.
O SIN trabalha em conjunto com ANEEL e com a ONS. Ou seja, as demandas de energia que são estudadas, envolve modelos complexos de simulações que estão sob coordenação e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Portanto, todas essa integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.
Para visualizar as diversas informações do SIN, podemos utilizar o SINDAT. O SINDAT é um aplicativo que integra em um mesmo ambiente, mapas digitais e dados alfanuméricos da Base de Dados Técnica da organização de subestações, linhas de transmissão, usinas, etc.
Para acessar o SINDAT, clique aqui.
Você encontra uma Formação Completa sobre o Setor Elétrico na COMUNIDADE ENERGÊS. Clique na imagem a baixo e conheça.
Até breve!
Joi e Equipe Energês.