Certamente você já ouviu falar em energia eólica offshore.
Basicamente consiste em turbinas eólicas de grande potência (>12MW) instaladas no alto mar.
Porém, apesar do termo “offshore” ter o significado de “no mar” ou “em alto mar”, também é possível implantar parques eólicos em lagos, rios ou outras áreas costeiras.
Nesse sentido, a energia eólica offshore tem atraído o interesse de vários países, empresas e acionistas, pois a produção de eletricidade é significativamente maior do que nos projetos terrestres.
Outra vantagem é a facilidade do transporte marítimo, pois há poucas limitações relativamente à carga e às dimensões em comparação com as estradas terrestres.
Atualmente, os parques eólicos offshore instalados no mar, estão afastados da costa, das rotas de tráfego marinho, das instalações estratégicas navais e dos espaços de interesse ecológico.
O Reino Unido é o país com a maior capacidade instalada da Europa, com 44% de todas as instalações de energia eólica offshore (em MW). Em união com Alemanha e China, concentram mais de 90% dos 23,1GW instalados no mundo.
Porém, no Brasil, a tecnologia ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento. A regulamentação para a instalação de parques eólicos offshore já está sendo discutida no Congresso Brasileiro.
Além disso, o potêncial brasileiro é alto, são praticamente 100GW até 50m de profundidade. Atualmente, existem 6 parques em estudo ambiental.
Entretanto alguns desafios ainda existem para uma melhor implantação da tecnologia. Os custos se comparados com Onshore, são altos. Enquanto Onshore está na base de 6mi/MW, a energia eólica Offshore está na base de 8 à 16mi/MW.
Há também outros desafios com regulação, licenciamento ambiental, licenciamento portuário, viabilidade econômico, cadeia produtiva e custos.
Porém, o setor se prepara para novos desenvolvimentos, e a energia eólica offshore, desempenhará um papel importante na futura expansão energética do país.
olá bom dia , sou pescador, moro em Lagoinha Paraipaba e esse fato do novo me encanta ao mesmo tempo que me preocupa, por exemplo quais os requisitos para a implantação desses parques eólicos em alto mar? Sabemos que a maioria das embarcações do nordeste é da frota artesanal à vela,não vai pra onde quer e sim pra onde o vento permite, ao longo de toda a plataforma continental até a parede ou talude existem vários pontos de pesca, minha preocupação é se ao ser instalado um parque offshore, ele for direcionado exatamente em cima de um desses pesqueiros tradicionais? Qual o risco de acidente com descarga elétrica? Qual distancia será permitido passar perto? Qual o benefício da comunidade limitante? Quem faz os estudos para determinar quais são as áreas de melhor localização? Quem autoriza já que é dentro do mar? ………….etc,.
Olá Leonardo.
Parabéns, você é atento quando se trata de algo que pode mudar não só a sua realidade, mas como de uma sociedade inteira.
Então, o termo de referência com as condições de licenciamento e implantação está sendo elaborado pelo Ibama, com previsão pra ser divulgado ainda em 2020.