Entenda o Caminho de um Projeto de Lei até a Aprovação e sua Relação com o Setor de Energia.

Ao acompanharmos as notícias do setor de energia vemos frequentemente que os projetos de lei PLs 414/2021 e 1917/2015, por exemplo, são importantes para o setor elétrico, para que seja possível a liberdade ao consumidor, ou abertura do mercado livre, e talvez você também tenha ouvido o termo “portabilidade da conta de luz”.

Mas você entende do que estamos falando? Sabe o que é um projeto de lei? Conhece todos os trâmites necessários para que esse projeto saia do papel e se torne uma lei que será regulamentada e colocada em prática?

E ainda, está por dentro dos projetos de lei citados? Os quais visam garantir a liberdade dos consumidores de energia e trazer modernização regulatória para o setor elétrico.

Continue acompanhando esse artigo e não fique mais perdido quando esse for o tema.

O que é um Projeto de Lei?

Primeiro, é importante lembrar que existem três tipos de poder que governam o Brasil, são eles os poderes legislativo, executivo e judiciário. As funções de cada poder estão na imagem a seguir:

3 poderes do Brasil papeis e responsabilidades

Fonte: https://www.sigalei.com.br/blog/os-3-poderes-do-brasil-papeis-e-responsabilidades

Diante disso, uma proposta de projeto de lei (PL) é um conjunto de normas que deve submeter-se à tramitação num órgão legislativo com o objetivo de efetivar-se através de uma lei.

Pois bem, não é um processo simples criar uma lei. Existem várias etapas desde a elaboração de uma proposta de PL até a lei ser colocada em prática.

A tramitação de um Projeto de Lei

Agora já sabemos o que é um PL é importante entender o processo legislativo, que nada mais é do que o passo a passo para um PL tornar-se lei, temos basicamente 5 etapas:

Apresentação > Início da tramitação > Análise das Comissões > Aprovação > Sanção e veto  

Na imagem a seguir, podemos ver como ocorre o passo a passo:  

1 – Apresentação

Na prática, todos, sejam cidadãos, senadores, deputados, presidente, pode apresentar um projeto de lei.

2 – Início da Tramitação dos Projetos

Os projetos começam a tramitar no poder onde foram apresentados, ou seja, os da câmara iniciam por ela, e os apresentados por senadores, começam no Senado.

Assim, o Senado funciona como Casa revisora para os projetos iniciados na Câmara e vice-versa.

Agora iniciam-se as revisões e tramitações entre os dois poderes. Se há alguma revisão o projeto volta para a casa de origem que tem a palavra final podendo aceitar ou não as alterações.

 3 – Análise da Comissões

Os projetos são distribuídos às comissões conforme os assuntos de que tratam. Além das comissões de mérito, existem duas que podem analisar mérito e/ou admissibilidade, que são as comissões de Finanças e tributação (análise de adequação financeira e orçamentária) e de Constituição e Justiça (análise de constitucionalidade).

4- Aprovação

Após discussão entre as comissões, é a vez da aprovação pelas duas Casas. Para isso, é necessário votação. O PL só é aprovado se receber maioria dos votos com a presença de 257 deputados, representando maioria absoluta no Plenário.

Em alguns casos, o projeto de lei só é aprovado com 257 votos favoráveis. Isso significa que é necessário um número maior de votos para que o PL seja aprovado. Nesses casos, eles são chamados de lei complementar

5 – Sanção e Veto

Os projetos de lei aprovados nas duas Casas são enviados ao presidente da República para sanção ou veto. 

Este tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar. Sendo que, o veto pode ser total ou parcial.

Após a aprovação do presidente é realizada a publicação da Lei no Diário Oficial da União. Com isso, ela passa a vigorar (de acordo com a data estabelecida na própria lei).

tramitação de um Projeto de Lei

A relação do processo regulatório e o setor de energia

Hoje temos a expectativa da modernização do setor elétrico, dentro das propostas destacamos um ponto: a abertura total do mercado livre, que vai permitir que os consumidores de energia tenham a liberdade de escolher o seu fornecedor de energia.

Nesse sentido, os PLs 414/2021 e 1917/2015 ganham destaque. Conheça tudo sobre a abertura do mercado livre aqui. 

O PL 1917 também é conhecido como “Portabilidade de Energia”, ou seja, a possibilidade do consumidor escolher o próprio fornecedor de energia. Se quiser se aprofundar mais neste projeto de lei, clique aqui .Dentre os principais tópicos do projeto estão:

  • A abertura total do mercado em até 72 meses;

  • A representação varejista obrigatória para unidades consumidoras com carga inferior a 500 kW;

  • A não aplicação dos descontos no fio para os consumidores de baixa tensão.

Já o PL 414 é o antigo PLS 232/2016, ele foi modificado a fim de trazer de forma mais detalhada para a modernização do setor elétrico, tem o objetivo de aprimorar o modelo regulatório e comercial do setor elétrico com vistas à expansão do mercado livre, ele engloba diversos temas da modernização muito temas da modernização.

Medidas podem ser agrupadas dessa forma:

    • abertura do mercado;

    • aperfeiçoamento do mercado de energia;

    • aprimoramento das tarifas;

    • redução de encargos tarifários.

Hoje o PL 414, aprovado no Senado, está em discussão na Câmara dos Deputados, enquanto o PL 1917 já foi aprovado na Câmara e foi levado ao Senado. Você pode consultar todas as informações aqui.

Aliás, Energista, para acompanhar toda essa evolução no setor elétrico vem para a Comunidade Energês. Nela você aumenta seu leque de conhecimento e de possibilidades de atuação no setor.

Para participar acesse o botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).