O setor elétrico e o mercado de energia são ambientes muito dinâmicos, movidos por grandes desafios e cheios de possibilidades para diversos profissionais.
A carreira do profissional de energia pode pautar diversas vertentes, desde a prospecção, projeto, execução, regulação, comercialização, operação e manutenção. Além disso pode haver atuação direta ou indireta nos ambientes de contratação livre ou regulado.
O profissional, que atua ou pretende atuar no setor, deve se manter atualizado, pois oportunidades surgem ou ficam em evidência com grande frequência.
Como o Mercado Livre de Energia no Brasil encontra-se em pleno crescimento, com um grande potencial de expansão, e com a tendência de maiores entradas de consumidores, há uma porta enorme para os profissionais do setor.
Atualmente, este ambiente pode ser uma realidade dos consumidores que possuem, no mínimo, 500 kW de demanda contratada e que estejam enquadrados no Grupo A (alta tensão), ou ainda através de comunhão de carga de consumidores menores. Se aprovado o Projeto de Lei 414/2021, todos os consumidores, inclusive do Grupo B (baixa tensão), poderão ser consumidores livres.
De ante mão, a atuação neste ambiente contempla diversos profissionais, como administradores, engenheiros, meteorologistas, economistas, advogados, etc.
Diante disso, com certeza você deve ter se perguntado: Joi mas quais conhecimentos, capacidades e habilidades são desejadas para estes profissionais?
A resposta é simples: Capacitação e Proatividade!
Parece uma resposta óbvia, não é mesmo? Por isso vou te mostrar melhor quais dessas duas competências você precisa desenvolver com urgência.
CAPACITAÇÃO NO MERCADO DE ENERGIA
Hoje ainda encontramos universidades que não trazem a capacitação necessária para entendimento do mercado de energia. Então, entender o seu funcionamento básico é a primeira etapa, bem como conhecimentos gerais da regulação e de comercialização.
1 - CAPACITAÇÃO TÉCNICA
O Mercado de Energia é onde ocorre a comercialização de toda energia gerada no país, onde temos as categorias nas quais os consumidores se enquadram de acordo com a sua demanda de energia. Há dois Ambientes de Contratação:
– ACL: conhecido como Mercado Livre de Energia.
– ACR: conhecido como Mercado Regulado de Energia.
Nesse sentido, é importante entender diferenças entre os mercados, as vantagens financeiras, a classificação de consumidores e de fontes de geração de energia, o ambiente físico e comercial, o preço da energia, etc.
Diante destas diferenças é fundamental o conhecimento das premissas de funcionamento do Mercado no Ambiente Regulado e no Livre.
2 - CAPACITAÇÃO SOBRE REGULAÇÃO
Já a capacitação envolve o conhecimento dos processos burocráticos, das leis, decretos, resoluções normativas, instruções e atos legais existentes no setor.
É fundamental conhecer as instituições setoriais, como Ministério de Minas e Energia, ANEEL, CCEE e ONS e sua hierarquia. O ideal é entender o histórico do setor e elencar os principais atos legais relacionados aos maiores marcos.
3 - CAPACITAÇÃO COMERCIAL
Após ter conhecimento sobre o setor, você deve saber “vender seu peixe”, seja qual for a área que atuará. Neste caso, desenvolva a boa comunicação, poder de persuasão, didática e sólidos conhecimentos sobre o produto ou serviço que está ofertando ao mercado.
O desenvolvimento dessa habilidade, torna-se importante uma vez que suas oportunidades e/ou potenciais clientes, podem desconhecer o mercado. Sendo assim, o esclarecimento de dúvidas e abordagem clara serão os seus grandes diferenciais para transmitir confiança.
4 - MARKETING
Além de saber vender, através da abordagem comercial, o profissional deve saber se divulgar. Com uma capacitação em marketing, você entende como anunciar. Utilize as redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Whatsapp entre outras podem abrir portas para obtenção de parcerias e/ou captação de clientes.
COMO SER PROATIVO NO MERCADO DE ENERGIA
Ainda que o profissional seja capacitado, o poder da ação sempre prevalecerá! A teoria muitas vezes não apresenta de maneira clara os problemas e dificuldades que podem surgir. Ter proatividade é necessário, mas como?
1 – Busque contatos e faça parcerias: Talvez a divulgação de serviços/produtos através de parcerias seja uma das formas mais eficientes. Hoje, com as redes sociais, isso se tornou ainda mais fácil. Com um celular apenas, pode-se trocar experiências, elaborar conteúdo, expor ideias e pensamentos, alcançando milhares de pessoas.
2 – Demonstre suas vantagens: Um fenômeno interessante tem acontecido ultimamente: os profissionais que possuem um portfólio online têm a tendência de serem mais requisitados por pessoas que precisam de seus serviços.
Um perfil online, seja no Facebook, no Linkedin ou no Instagram, lhe servirá como um catálogo para que mais pessoas possam visualizar as soluções que você pode trazer para elas.Seja através das redes sociais ou com provas sociais (depoimentos de outros clientes) o profissional pode potencializar a sua credibilidade e visibilidade.
Conte sobre cases, transmita suas atividades e realizações, seja um curso complementar ou uma reunião. Isso não só o torna diferenciado, mas chama atenção sobre soluções integradas que só você pode oferecer.
3 – Atualize-se: Acompanhe cursos online, blogs, lives de especialistas do setor de energia. Hoje a quantidade de transmissões de conteúdo online aumentou absurdamente, o que é muito bom.
Palestras que talvez custassem uma entrada ou tempo de deslocamento, que talvez até fossem inviáveis devido à distância, hoje estão à um clique na tela.
Inove, desenvolva mais habilidades, esteja sempre atualizado aos assuntos que podem gerar mais valor para o sua atuação profissional.
Se tornar um bom profissional da área de energia exige dedicação, mas se você traçar metas e desenvolver minimamente estas áreas todos os dias, com certeza boas oportunidades surgirão.
E para te ajudar nesse processo, a capacitação em Mercado de Energia está disponível para você. Basta clicar no botão abaixo:
Comenta aqui qual área ainda você precisa desenvolver ou melhorar.
Até à próxima.
Joi e equipe.