Reajustes Tarifários e o Aumento na Conta de Energia

A Tarifa de Energia é uma das despesas básicas de todos nós consumidores. No ano de 2021, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço da energia já acumula uma alta de 24,97%. Grande parte dos aumentos se referem aos reajustes tarifários.

Aliás, recentemente, foi publicado mais uma previsão de reajuste na tarifa de energia para o ano de 2022, em média estima-se um aumento de 19%.

A justificativa desse aumento é o período de estiagem que o país vem vivendo, que já é a pior seca em 90 anos interferindo na geração hidrelétrica. A adoção da Bandeira Escassez Hídrica não foi suficiente para cobrir o rombo causado pelo acionamento das Termelétricas, que são muito caras.

A cobrança dessa bandeira, que adiciona R$14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos na fatura, está valendo para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) desde setembro de 2021 até abril de 2022, com exceção dos beneficiários da tarifa social.

Agora você deve ter se perguntado, mas quem faz todos esses reajustes? É a distribuidora de energia?

Continue a leitura que vou te explicar quem faz os reajustes tarifários na conta de energia.

Quem regulamenta os Reajustes Tarifários?

Primeiramente, para entender quem regulamenta os reajustes tarifários, saiba que a gestão das tarifas e da energia é feita pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a qual tem a finalidade de garantir a qualidade e a continuidade do serviço aos consumidores e manter o equilíbrio econômico-financeiro das concessões.

Desde 1998, seu primeiro ano de operação, a ANEEL aplica os procedimentos de revisão periódica e reajuste anual nas tarifas de energia elétrica das distribuidoras do país, de acordo com o desempenho e as características de cada área de atuação.

Assim, os custos e investimentos repassados às tarifas são calculados pelo órgão regulador (ANEEL), e podem ser maiores ou menores do que os custos praticados pelas empresas de distribuição.

Existem 3 termos quando falamos sobre rever tarifas:

  • Reajuste Tarifário: Repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
  • Revisão Tarifária Periódica: Preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
  • Revisão Tarifária Extraordinária: Pode ocorrer a qualquer tempo, independente dos reajustes e revisões mencionados.

Por que fazer o reajuste anual e a revisão tarifária periódica?

O reajuste e a revisão são aplicados para garantir uma tarifa justa tanto para os consumidores quanto para os investidores e estimular o aumento da eficiência e da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica.

Aliás, esse processo de revisão é obrigatório, e está previsto em lei e nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras e a União.

>> Para saber mais sobre os reajustes tarifários acesse o artigo completo sobre este assunto: Tudo sobre os Reajustes Tarifários e Revisões Tarifárias

Clique aqui para entender a composição da sua conta de energia. 

Fatores que fazem a conta de energia aumentar

Além disso, há mais três fatores que ocasionam aumentos na fatura de energia:

1. Bandeiras Tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL, e está vigente desde janeiro de 2015. Esse sistema mostra ao consumidor o custo real da energia gerada.

A divisão das bandeiras é: verde, amarela, vermelha patamar 1 e patamar 2 e escassez hídrica. Cada cor indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração daquele momento.

2. Empréstimos para as Distribuidoras

Se referem aos empréstimos esporádicos, que são publicados pelo governo através de Medidas Provisórias, posteriormente transformadas em Lei para permitir que as distribuidoras consigam arcar com o pagamento de suas despesas próprias e despesas com demais agentes (geração, transmissão…).

O último empréstimo realizado foi o da Conta-Covid e agora está previsto outro. O novo empréstimo está em fase final de elaboração pelo governo, a medida provisória prevê a criação do encargo tarifário “escassez hídrica”, que tem a finalidade de amenizar o impacto econômico da crise hídrica sobre as distribuidoras de energia.

Neste caso, quem paga a conta desses empréstimos são os consumidores, via encargo embutido nas faturas até a sua amortização.

3. Subsídios Tarifários

São aprovados no Congresso Nacional, subsídios e incentivos que podem ser inseridos tarifa de energia.

E para entender mais sobre conta de energia, faça parte da Comunidade Energês. Na Comunidade você aprende tudo com o Manual da Fatura da Energia e descobre como fazer o ajuste de modalidades tarifárias para garantir eficiência energética pro seu cliente.

Até a próxima!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).