O que é um Sistema de Medição para Faturamento?

Hoje vou te mostrar sobre o Sistema de Medição e Faturamento (SMF) no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

No mercado livre de energia, é necessário realizar o monitoramento da energia produzida e consumida pelos agentes. Quem faz este controle é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), por meio do Sistema de Medição e Faturamento.

De ante mão, O SMF é complexo e abrange diversos componentes, dentre os quais, os principais são os medidores principal e de retaguarda, que cumprem a função de contabilizar a quantidade de energia elétrica que é transmitida. No entanto, existem outros componentes que integram este sistema, sendo eles:

  • TI – Transformadores de Instrumentos;
  • TP – Transformadores de Potencial;
  • TC – Transformadores de Corrente;
  • Canais de comunicação entre os agentes e CCEE;
  • Sistemas de coleta de dados de medição para faturamento.

Nesse sentido, os medidores de energia, são conectados ao Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), que é o sistema da CCEE responsável pela coleta horária e pelo tratamento dos dados de medição.

Coleta de Dados - SMF

Os dados de medição são coletados pelo SCDE por ponto de medição e por período de coleta (intervalos de 5 minutos), tanto para medição de energia ativa (kWh) quanto para energia reativa (kVArh). Esses dados são então integralizados em períodos de uma hora, para se tornarem compatíveis com o período de comercialização realizado na CCEE.

Além disso, o sistema possibilita a realização de inspeções lógicas com acesso direto aos medidores, proporcionando maior confiabilidade dos dados medidos.

Atualmente existem 3 tipos de coletas de dados:

– Coleta Ativa: na qual o SCDE acessa diretamente os medidores.
Coleta Passiva: nesta coleta o SCDE recebe arquivos disponibilizados pela Unidade Central de Medição (UCM) dos agentes.
Coleta Integrada: onde o SCDE recebe as informações disponibilizadas por meio de um serviço tecnológico desenvolvido na Plataforma de Integração.

Os dados de medição são utilizados na contabilização das operações pela CCEE e também em apurações demandadas pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.

Se tratando dos consumidores livres e especiais, a responsabilidade pela gestão da medição é da distribuidora ou transmissora à qual o agente está conectado, que é o seu agente de medição. O consumidor, porém, pode verificar os resultados das coletas de dados por meio dos relatórios disponibilizados via SCDE.

Os processos de medição são detalhados nos Procedimentos de Comercialização (PdCs) – Submódulo 2.1 – Coleta e ajuste de dados de medição e Submódulo 6.1– Penalidades de medição e multas; e no Módulo 12 dos Procedimentos de Rede.

Orientações para adequação do sistema de medição para faturamento

Após o pedido de adesão, o candidato a agente deverá providenciar a adequação de seu Sistema de Medição para Faturamento – SMF para permitir a coleta diária de seus dados de medição de geração e consumo pelo Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE da CCEE.

No caso de consumidores livres e especiais, tais procedimentos são de responsabilidade técnica da concessionária de distribuição ou de transmissão, conforme o caso, que será o agente de medição responsável pela adequação do SMF junto à CCEE. Para aprovação do sistema de medição e faturamento junto a CCEE, os agentes devem seguir as seguintes etapas:

  1. Definição da localização do ponto de medição: o agente de medição deverá solicitar à CCEE o Parecer de Localização do(s) ponto(s) de medição, conforme estabelecido nos Procedimentos de Comercialização. A CCEE vai emitir o Parecer de Localização do Ponto de Medição.
  2. Elaboração do projeto do SMF: O agente de medição deverá elaborar o projeto de seu SMF e submetê-lo à distribuidora ou ao ONS para aprovação, conforme o caso.
  3. Aprovação do projeto do SMF: aprovação é realizada pelo ONS.
  4. Montagem dos equipamentos do SMF: Após a aprovação do projeto do SMF no SDCE, o agente responsável pelo SMF deve solicitar ao agente conectado o acesso de seu pessoal ou prepostos às instalações desse agente para a execução da montagem dos equipamentos do SMF com antecedência de pelo menos 10 (dez) dias úteis da data da montagem.
  5. Comissionamento do SMF: Uma vez instalado o SMF e realizados testes de comissionamento, deverá ser elaborado o relatório de comissionamento de seu SMF e submetê-lo à distribuidora ou transmissora e ao ONS para aprovação, conforme o caso.
  6. Conectividade com o SCDE – Aprovado o comissionamento e a comunicação dos medidores com a CCEE ativada, o agente de medição deverá solicitar o cadastro do(s) ponto(s) de medição no SCDE.

Para saber mais, consulte os Procedimentos de Comercialização Submódulo 1.2 Cadastro de Agentes, o Módulo 12 dos Procedimentos de Rede no site do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST – Módulo 5 – Sistemas de Medição no site da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Se quer conhecer mais sobre os Mercado de Energia – Ambiente de Contratação Livre, acesse o curso abaixo.

Abraços e até a próxima.
Joi e equipe.

2 Comentários

  1. Nilton Ribeiro

    Por favor, no caso de adesão de um Condomínio Residencial ao Ambiente de Contratação Livre – ACL, como é realizada a medição do consumo de energia individualizado por cada unidade residencial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).