Olá! Sou a Joi, uma engenheira apaixonada por energia.
Pode ser que minha experiência no setor possa te ajudar!
Quem é a Joi, fundadora do Energês?
Se quer me conhecer leia um pouco sobre a minha história aqui em baixo.
A Joiris, pessoa de nome estranho e com espírito de sonhadora, teve que batalhar muito.
Sempre perguntam o significado do meu nome, é a mistura do nome dos meus avós João e Iris, coisas da minha mãe.
Eu nasci em uma cidadezinha do interior do Paraná onde vivi até os 15 anos.
Família de classe média baixa e com várias dificuldades no decorrer da caminhada, fui aprendendo a viver e enfrentar os desafios que a vida colocava. Tenho 2 irmãos, morei boa parte da vida com minha avó.
Desde pequena sempre fui muito proativa, gostava de estudar e era meio nerd, mas também gostava da bagunça e das festas, isso me ajudou a conquistar papéis de liderança nas turmas desde o ensino fundamental até a faculdade.
Eu queria fazer engenharia, mas não sabia qual e também sempre quis empreender, falava que teria minha empresa, mas nem sabia do que. O que eu sabia era que precisava do mercado de trabalho para ganhar experiência.
Comecei no setor de energia ainda no ensino médio, quando fiz um curso de AutoCad e consegui um emprego em uma grande construtora de usinas hidrelétricas em 2006.
Comecei a graduação de Engenharia de Energia (Bioenergética) em 2008.
Nesse mesmo ano eu e um colega criamos site sobre energia na época “Portal Brasileiro de Energias Renováveis”, era bem visitado mas foi desativado em 2011 porque a faculdade estava tomando muito tempo.
Mas foi aí que comecei a associar o fantástico dueto: Internet X Energia, como uma brilhante forma de comunicação e capacitação.
Na faculdade gostava das matérias de energia! Uma das preferidas foi energia eólica.
Em 2012 fiz um estágio em Portugal, em um laboratório de certificação de módulos fotovoltaicos, conheci uma fábrica e a maior usina fotovoltaica da Europa na época, me apaixonei por essa fonte de energia.
Quando voltei para o Brasil em 2013 fiquei desempregada, estava perdida e quase pensei em desistir de tudo após ficar nessa situação por 6 meses, foi uma das piores épocas que passei.
Resolvi fazer pós-graduação em Eficiência Energética.
Voltei para o mercado de trabalho, com projetos de usinas hidrelétricas, solares e eólicas e acompanhava de perto o setor elétrico.
Nessa época também reativei a página do Facebook “Portal de Energias Renováveis”, postava notícias sempre que achava relevante.
Em 2014 comecei a dar aula em um curso técnico, depois fui lecionar na universidade e nunca mais saí da sala de aula.
Em 2016 iniciei o mestrado e na minha dissertação estudei a fundo a matriz elétrica de Santa Catarina.
Em 2017 fiz uma série de vídeos no youtube para meus alunos da disciplina de “Energia Eólica”, foi um grande desafio.
Apesar da qualidade ruim, a repercussão dos vídeos foi boa, entendi que havia muita gente querendo aprender e que a internet possibilitava romper tantas barreiras que eu nem poderia imaginar.
Em 2018 resolvi que queria ajudar as pessoas a entenderem melhor a linguagem da energia, que parecia tão complexa olhando de longe. Foi aí que surgiu o “ENERGÊS”. Projeto que visa trazer informações de maneira descomplicada sobre o setor de energia.
As redes sociais foram crescendo, fui conhecendo pessoas de todos os estados, parcerias foram se formando.
Hoje, além de dar aula, presto consultoria, faço mentorias profissionais, dou cursos e palestras na área de energia e mantenho canais de informação e capacitação das minhas redes sociais.
Tenho alunos (on-line) no Brasil inteiro.
A missão de elevar o nível do setor, capacitar profissionais e deixar o mundo cada dia mais sustentável com certeza é algo que eu não trocaria por nada!
As decisões para chegar até aqui foram difíceis mas a mensagem que eu queria deixar é: Não desista! Vai parecer difícil, haverá caminhos mais confortáveis. Mas sempre pense no que te move, onde você realmente quer chegar?
A zona de conforto não é nossa amiga! Conte comigo para sair dela.
Te convido a se aventurar neste ramo, o mais promissor do mundo! Vem que aqui não tem complicação. Bora falar ENERGÊS!
Se quiser saber mais sobre mim, me manda um e-mail: joi@energes.com.br