Novos Tipos Usinas na Micro e Minigeração Distribuída: Híbridas e Flutuantes

A Lei 14.300/22 trata sobre dois tipos novos de usinas no âmbito da micro e minigeração distribuída: Usinas Híbridas e Usinas Flutuantes.

As usinas híbridas são uma solução, principalmente, para o desenvolvimento das energias renováveis, com aumento da estabilidade da geração e segurança do sistema.

As usinas flutuantes, por sua vez, são módulos fotovoltaicos instalados sobre a água, em que se permite fazer um loteamento solar.

Vamos entender melhor sobre cada uma das novas possibilidades.

Sistemas Híbridos na Lei 14.300

Um sistema híbrido é a combinação de tecnologias e fontes de geração de energia. No momento, a regulamentação vigente para usinas híbridas é a REN 954/2021 da ANEEL, que se refere às usinas de geração centralizada.

De acordo com essa REN, o conceito de Central Geradora Híbrida (UGH) é “a instalação de produção de energia elétrica a partir da combinação de diferentes tecnologias de geração, com medições distintas por tecnologia de geração ou não, objeto de outorga única” (Art. 3º REN 954/2021).

A possibilidade de Sistemas Híbridos e com Armazenamento é prevista no caput do artigo 2º da Lei 14.300. Vejamos:

Sistemas Hídridos com Armazenamento

Porém, a utilização de sistemas híbridos e com armazenamento na micro e minigeração distribuída ainda precisa de uma regulamentação por parte da Agência Reguladora e das distribuidoras de energia.

Portanto, após regulamentação, será possível a instalação de usinas de micro e minigeração distribuída com armazenamento (banco de baterias) e com a combinação de mais de uma fonte de energia (eólica, solar fotovoltaica, biomassa etc.).

Usinas Flutuantes na Lei 14.300

Uma Usina Flutuante, como o próprio nome diz, consiste na instalação de painéis fotovoltaicos sobre a superfície de lâmina d’água de reservatórios hídricos, represas e lagos, naturais e artificiais, através de boias ou flutuadores, que são as estruturas que suportam os módulos fotovoltaicos. O funcionamento é o mesmo que usinas fotovoltaicas no solo, porém instaladas sobre a água.

Como mencionado no Artigo sobre Divisão de Usinas, a única exceção à proibição de divisão de usinas é o caso de Usinas Flutuantes de geração fotovoltaica (art 11 Lei 14.300/22 e Art 655-E REN 1.000/21). 

Loteamento solar flutuante

Conforme a redação do dispositivo, é possível realizar o que chamamos de loteamento solar flutuante. Assim, é permitido instalar diversas usinas, uma ao lado da outra, em superfícies de espelho d’água, desde que cada uma dessas usinas tenha equipamentos e um sistema de medição próprios e desde que cada usina respeite o limite máximo de potência da MMGD.

As vantagens das Usinas Flutuantes são:

– Compartilhamento de instalações e implantação de tecnologia complementares;
– Aumento da eficiência em função da redução da temperatura dos módulos;
– Redução de Perda por Sombreamento e Sujeira (água disponível para limpeza);
– Não ocupa espaço em terra.

Mas há alguns pontos de Atenção:

– Importante projetar a estrutura de maneira que se mantenha flutuando e seja resistente;
– Acúmulo de dejetos de pássaros prejudica a geração;
– Impacto na vida aquática local;
– Investimento maior comparado às usinas em solo.

O ponto mais importante para ambos os formatos é como a ANEEL irá regulamentar esses novos formatos. Já que eles possuem particularidades e tecnologias novas, há dúvidas, por exemplo, sobre definições de conceitos, o processo de regularização dessas usinas, requisitos para contratação e o faturamento pelo uso da rede.

Resumo sobre Usinas Híbridas e Flutuantes

A Lei 14.300/22 prevê duas novas formas usinas de micro e minigeração distribuída: Usinas Híbridas e Usinas Flutuantes.

As Usinas Flutuantes consistem na instalação de painéis fotovoltaicos sobre a superfície de lâmina d’água, só são permitidas para fonte fotovoltaica, sendo possível a prática de “loteamento solar”.

Um sistema híbrido é a combinação de tecnologias e fontes de geração de energia, incluindo sistemas com armazenamento. Esse tema ainda será tratado especificamente na Agenda Regulatória da ANEEL.

Gostou desse conteúdo e deseja ampliar as possibilidades de atuação na Geração Distribuída? Clique no botão abaixo e faça o curso sobre as Novas Regras da Micro e Minigeração distribuída, com PLANILHA EXCLUSIVA para análise do novo modelo de compensação.

Até breve!
Joi e Equipe Energês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).