Você conhece a Biomassa?

Olá Energista! Hoje vou te mostrar um assunto que há anos serve como matéria prima para geração de energia! A BIOMASSA.

Primeiramente, por definição: é toda matéria orgânica que pode ser utilizada na produção de energia limpa, renovável e sem emissões de gases nocivos na atmosfera terrestre (excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis).

Em seguida, temos a biomassa como sendo o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o biogás, o álcool, o biodiesel, entre outros.

Conforme a classificação da ANEEL, os produtos classificados podem ser do tipo:

  • FLORESTA (madeira, cavaco, carvão vegetal, licor negro…);
  • AGROINDUSTRIAIS (soja, arroz e cana-de-açúcar…);
  • RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (lixo, biogás RU..);
  • RESÍDUOS DE ANIMAIS (dejetos/esterco de animais…);
  • BIOCOMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS (etanol, óleos vegetais…).

A fim de mais conhecimento sobre as classificações e quantidade de empreendimentos, o SIGA da ANEEL disponibiliza sobre a Matriz Energética de Biomassa

Biomassa

CLASSIFICAÇÃO DA BIOMASSA

Aliás, você deve achar que a transformação da biomassa em energia ocorre sempre da mesma maneira. Mas não é bem assim!

Diante das várias formas de transformação, podemos separar a mesma em duas classificações:

  • Uso direto: quando a biomassa é convertida diretamente em energia mecânica, térmica ou elétrica. Esse uso é dado então pela queima.
  • Uso indireto: quando é convertida em outra fonte de energia, para que depois seja convertida em energia efetiva. Esse uso geralmente é dado pela transformação da biomassa para o biogás e biocombustíveis.
Usos da biomassa

PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO

Agora que você entendeu as duas formas de CONVERSÃO DA BIOMASSA, é importante que você conheça os processos de TRANSFORMAÇÃO da mesma. Pode ser por meio de:

  • Combustão direta;
  • Processos termoquímicos (liquefação, transesterificação, pirólise e gaseificação);
  • Processos biológicos (fermentação e digestão anaeróbia).

E QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UTILIZAR A BIOMASSA?

Da mesma forma que qualquer fonte de energia, temos as duas vertentes (prós e contras) sobre a sua utilização.

Primeiramente, as vantagens na produção de energia são:

  • Renovável;
  • Baixo custo;
  • Eficiência tecnológica;
  • Reciclagem de nutrientes;
  • Permite o reaproveitamento/ controle de resíduos;
  • Independência energética e geração de receita local;
  • Menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.

Entre as desvantagens relacionadas ao seu uso, dependendo da biomassa utilizada:

  • Pode ter um lançamento maior de material particulado na atmosfera, necessitando de maior investimento em filtros nas saídas dos queimadores;
  • Possui um menor poder calorífico que outros combustíveis;
  • Pode ocorrer dificuldades no transporte e armazenamento.

Já deu pra entender um pouco mais sobre A BIOMASSA não é mesmo?! COMPARTILHE esse post nas redes sociais ou com quem precisa conhecer mais sobre biomassa.

Aliás, acesse nossa Comunidade Energês, exclusiva para você que quer evoluir na área de energias renováveis, biomassa e biogás.

Até a próxima.

Joi e Equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquecimento Solar

Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.

Energia Fotovoltaica

Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.

Eficiência Energética

Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).

Tarifa e Fatura de Energia

Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.

Energia Eólica

Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).

Biomassa

Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.

Energia Hidrelétrica

Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.

Energias Renováveis e Carreira

Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.

Novas Tecnologias


Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos

Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda

Setor Elétrico e Geração Distribuída

Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.

Mercado Livre de Energia

Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).