ONS é o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O órgão é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Brasil tem uma extensão territorial enorme e todos os cantos do país devem ter o suprimento de energia elétrica com qualidade e continuidade, então é aí que entra a ONS.
O operador tem um papel importante na redução dos riscos de falta de energia. Ou seja, os seus estudos são voltados para o aumento de eficiência do serviço de eletricidade.
As atividades desempenhadas geram benefícios para todos os agentes setoriais, para os consumidores e para toda a sociedade. Alguns exemplos do que a ONS desempenha são os despachos de novas usinas geradoras sejam elas de energia hídrica, eólica, solar, termelétrica… e os possíveis reforços na rede transmissão.
Todas as operações são então para a qualidade, continuidade e aumento do suprimento de energia gerada e distribuída.
Se você se interessou em saber mais sobre o assunto acesse nosso curso de Mercado de Energia e conheça mais sobre ONS e outras instituições do setor elétrico.