Antigamente quando eu pensava em energia elétrica, uma das primeiras correlações que fazia era com a distribuidora. Seja através da fatura de energia ou até mesmo pelas equipes que realizam as manutenções da linha de distribuição na cidade onde resido.
E com certeza, isso é o que vem na sua mente também, não é mesmo?
A distribuidora é um dos principais agentes do Ambiente de Contratação Regulada, habitualmente chamado de mercado cativo, sendo responsável pela aquisição e entrega da energia nas residências e empresas da sua área de concessão com preços e demais condições preestabelecidos, regulados e fiscalizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Geralmente os consumidores que não possuem uma gestão mais ativa do consumo de energia sempre se surpreendem quando ocorrem os reajustes tarifários, onde o preço da energia aumenta e, consequentemente, os custos no final do mês que não estavam previstos, também aumentam.
Porém, desde 1995, alguns consumidores possuem liberdade de escolher seu fornecedor de energia elétrica através do Ambiente de Contratação Livre ou simplesmente Mercado Livre de Energia. Neste ambiente, a comercialização de energia é realizada por meio de contratos bilaterais negociados entre um comprador e vendedor de energia.
Entretanto, mesmo sabendo disso, surge as perguntas: “Quais são as vantagens do mercado livre de energia?”ou até mesmo “Por que migrar para o mercado livre?”.
Atualmente, o mercado livre de energia conta com 7.947 consumidores que optaram pela liberdade. Esses consumidores foram em busca de competitividade, previsibilidade de custos e economia em relação ao mercado cativo. Empresas de grande e médio porte estão entre os consumidores que mais aderem ao mercado livre e, com a futura abertura deste mercado, empresas pequenas e até consumidores residenciais poderão usufruir das vantagens que a possibilidade de escolha proporciona.
O mercado livre de energia representa mais de 30% do consumo do país e, sendo representativo com espaço para expansão, nada melhor que conhecer as principais vantagens do poder de escolha do fornecedor de energia.
Os preços da energia são competitivos no mercado livre quando comparados com o mercado regulado devido à livre negociação entre as partes. A redução de custos pode chegar até 30-40%.
Com conhecimento do preço da energia pré-determinado, os consumidores conseguem fazer uma melhor gestão dos custos da energia elétrica, além de não ficarem sujeitos às adversidades do mercado cativo, como os reajustes tarifários.
No momento da contratação de energia, o consumidor tem a opção de escolher a quantidade de energia adequada ao seu perfil de consumo e à sazonalidade de seu processo produtivo, além do período de contratação, que pode ser de curto, médio e longo prazo.
No mercado cativo o preço da energia praticado em horário ponta e fora ponta são diferentes, sendo os custos mais significativos no horário de ponta. No mercado livre não há essa diferenciação, o preço da energia é o mesmo durante as 24 horas do dia.
No mercado livre, o consumidor adquire mais conhecimento sobre o setor elétrico brasileiro, desde geração até a distribuição da energia, além de entender quais custos são aplicados ao seu consumo, como encargos, energia de reserva, PROINFA etc.
Consumidores do mercado livre não estão sujeitos a acréscimos de custos de energia conforme vigência de determinado patamar de bandeira tarifária.
Com o poder de escolha, o consumidor pode adquirir energia renovável, contribuindo com a diminuição dos gases de efeito estufa.
Com a aquisição de energia incentivada, o consumidor pode ter desconto de até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD).
Caso o consumidor possua mais de uma unidade (matriz e filial), a energia contratada poderá ser alocada entre elas.
Há possibilidade de venda da energia contratada e não consumida.
Como a energia elétrica é um dos principais insumos da indústria, é imprescindível que o consumidor esteja atento as oportunidades e possibilidades que o mercado livre de energia pode oferecer, principalmente para a minimização de custos e competitividade no mercado.
Escolha ser livre!
Para conhecer mais sobre o Mercado Livre de Energia, acesse nosso Curso de Mercado de Energia e se torne um especialista.
Até a próxima!
Joi e equipe.
Sobre a empresa
Fale a linguagem da energia e entre no mercado mais promissor do mundo!
institucional
autora
Copyright 2022 ENERGÊS – Todos os Direitos Reservados
ENERGÊS CONSULTORIA E TREINAMENTOS LTDA CNPJ/MF nº 37.628.067/0001-85
Conceitos iniciais. Conhecimento de Coletores e Boilers. Projeto SAS - Sistema de Aquecimento Solar. Planilha de Dimensionamento Aquecimento Solar. Como Dimensionar projeto SAS. Aquecimento Solar e Aquecimento Piscina. MasterClass de Aquecimento Solar.
Principais Conceitos. Conhecimento de equipamentos de usinas FV. Visita Técnica, Solicitação de Acesso, Solicitação de Vistoria. Comissionamento. Licenciamento Ambiental SC. Erros em sistemas FV. Usinas Solares Centralizadas (Outorga ANEEL e Medição de dados Solarimétricos). Como dimensionar um sistema conectado à rede. Dimensionamento de sistema Off-grid. Planilha de Dimensionamento On-grid. Vendas. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa Grandes Usinas na GD.
Práticas de Eficiência Energética. Como fazer uma Auditoria Energética. Eficiência aplicada na iluminação. Planilha de Eficiência Energética para substituição de lâmpadas. Planilha de Gestão e Análise de Modalidades Tarifárias. Eficiência aplicada às edificações. Gestão de Energia (ISO 50.001).
Manual da Conta de Energia. Minicurso Estrutura Tarifária. Estrutura e Composição Tarifária. Planilha de Modalidade Tarifária. Gestão de Energia no Agronegócio.
Conceitos iniciais. Medição de Dados Anemométricos. Potência do Vento. Materiais e propriedades construtivas do Aerogerador. Outorga e Implantação de usina eólica. Planilhas de Prospecção de Potencial Energético (usando dados de medição de vento real e dados de vento estimados do local).
Introdução, Conceitos, Tipo, Conversão e Usos da Biomassa. Como fazer cálculo de produção de biogás. Planilha de Geração de Biogás de Suínos, de Aterro Sanitário e de Efluentes. Dimensionamento Biodigestores. Outorga ANEEL.
Conceitos iniciais. Componentes de uma Usina e Medição de dados Fluviométricos. Processo de Outorga de Água. Usos da Água. Projeto Básico. Etapas de Projeto Básico. Prospecção de Potencial Energético (Planilha cálculo para CGH). Planilha de potência mecânica e elétrica. Estudos Econômicos e Fluxo de Caixa de Usinas.
Introdução às Energias Renováveis. Energia Geotérmica. Energia Maremotriz e das Ondas. Performance de Sistemas de Geração de Energia. Oportunidades na prática no setor. Como descobrir o melhor cargo para você conforme sua personalidade. Características e ferramentas para ser um profissional valorizado. Jornada do Profissional de Energia. Maratona do Profissional de Energia.
Energia Eólica Off-Shore. Hidrogênio Verde. Armazenamento de energia - baterias. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos. Mercado de Carbono. Implantação de ESG. Planilha de baterias para sistemas off-grid e para sistemas híbridos
Curso Carregadores Elétricos – Sua nova fonte de renda
Introdução ao setor elétrico. Conhecendo órgãos regulamentadores do setor. Agenda regulatória da Aneel. Desmitificando conceitos complexos e temas polêmicos (Garantia de Suprimento, PLD horário, Separação Lastro e Energia, GSF...). Planilha de Estudos Econômicos Financeiros. Modernização do setor elétrico. Processo de Compensação de Energia. Novas Regras da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022). Resolução 1000/2021. Planilha para cálculo de Simultaneidade. Performance de sistemas de geração de energia: Fator de Capacidade e PR. Planilha de cálculo Fator de Capacidade.
Conceitos iniciais. Processo de Abertura do Mercado Livre. Por dentro de uma Comercializadora de Energia (Front, Back e Middle Office). Migração para o Mercado Livre. Planilha de Estudo de Viabilidade para Mercado Livre. Processo de Adesão na CCEE. Geradores de Energia (Produtor Independente e Autoprodutor).